You are currently viewing Matemática – Fracionando possibilidades

Matemática – Fracionando possibilidades

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Possibilidade

A possibilidade se refere à existência ou chance de algo acontecer. É uma medida de probabilidade de que algo possa ocorrer ou não.

A possibilidade também pode ser influenciada por fatores externos, como condições ambientais, escolhas individuais, entre outros. Por isso, é importante considerar diferentes fatores ao avaliar a possibilidade de algo acontecer.

Por exemplo, podemos dizer que há uma possibilidade de chuva hoje, o que significa que existe uma chance de que possa chover, mas não é garantido que isso aconteça. 

Imagem criada no Canva

A possibilidade por meio de frações é uma maneira de representar a chance ou a probabilidade de um evento ocorrer. 

A probabilidade é representada como uma fração com um denominador que corresponde ao número total de possibilidades e um numerador que corresponde ao número de possibilidades favoráveis.

As frações podem ser usadas para representar a possibilidade de eventos em diferentes contextos, como o lançamento de uma moeda ou um dado.

Por exemplo, se jogarmos uma moeda, a probabilidade de obtermos cara é de 1 em 2, ou seja, 1/2. Isso ocorre porque existem dois resultados possíveis, cara ou coroa, e apenas um deles é favorável. 

Imagem criada no Canva

Se jogarmos um dado de seis faces, a probabilidade de obtermos um número específico é de 1 em 6, ou seja, 1/6. Isso ocorre porque existem seis resultados possíveis, e apenas um deles é favorável.

Imagem criada no Canva

A possibilidade por meio de frações é uma maneira simples e eficaz de representar a probabilidade de um evento ocorrer. Além disso, ela permite que sejam feitas comparações entre diferentes eventos.

Assista a videoaula abaixo:

CANAL Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 4º Ano – 1ºBi – Videoaula3 – Fracionando Possibilidades”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LLzQC5PzHyE> acesso em: 31 mar. 2022.

Questão 01

Davi ganhou um skate de presente , mas ele nunca andou de skate. Hoje ele vai ao parque para aprender a andar de skate. É pouco provável, improvável ou impossível que ele caia nas primeiras tentativas? Por que você pensa assim? 

Questão 02

Represente, em forma de fração, a parte colorida em cada figura:

Questão 03

Observe a roleta a seguir:

Imagem criada no Canva

Ao girar a roleta, qual a possibilidade de o ponteiro parar na parte amarela? Você diria que é:

a) Certo

b) Provável

c) Improvável

d) Impossível

Questão 04

Imagem criada no Canva

Ao escolher uma bola sem olhar, quais as chances de escolher uma bolinha preta?

a) Certo

b) Provável

c) Improvável

d) Impossível

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidade:(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características  de  resultados  mais  prováveis, sem utilizar frações.
(EF04MA09-A) Reconhecer a utilização de números racionais, razão entre dois números inteiros, na forma fracionária e/ou decimal, no contexto diário.
(EF04MA09-B) Ler e escrever números racionais, de uso frequente no cotidiano, representados na forma fracionária e/ou decimal, diferenciando uma fração própria de uma imprópria.
(EF04MA09-C) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando material manipulável, concreto, bem como a reta numérica como recursos.
(EF04MA09-D) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas com números racionais, utilizando as várias representações da fração, como esquema, desenho, numérica e escrita, e os nomes específicos dos termos da fração, numerador e denominador, em situações diversas.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 1º Bimestre 2022- 4ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.