Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Possibilidade
A possibilidade se refere à existência ou chance de algo acontecer. É uma medida de probabilidade de que algo possa ocorrer ou não.
A possibilidade também pode ser influenciada por fatores externos, como condições ambientais, escolhas individuais, entre outros. Por isso, é importante considerar diferentes fatores ao avaliar a possibilidade de algo acontecer.
Por exemplo, podemos dizer que há uma possibilidade de chuva hoje, o que significa que existe uma chance de que possa chover, mas não é garantido que isso aconteça.
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A possibilidade por meio de frações é uma maneira de representar a chance ou a probabilidade de um evento ocorrer.
A probabilidade é representada como uma fração com um denominador que corresponde ao número total de possibilidades e um numerador que corresponde ao número de possibilidades favoráveis.
As frações podem ser usadas para representar a possibilidade de eventos em diferentes contextos, como o lançamento de uma moeda ou um dado.
Por exemplo, se jogarmos uma moeda, a probabilidade de obtermos cara é de 1 em 2, ou seja, 1/2. Isso ocorre porque existem dois resultados possíveis, cara ou coroa, e apenas um deles é favorável.
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Se jogarmos um dado de seis faces, a probabilidade de obtermos um número específico é de 1 em 6, ou seja, 1/6. Isso ocorre porque existem seis resultados possíveis, e apenas um deles é favorável.
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A possibilidade por meio de frações é uma maneira simples e eficaz de representar a probabilidade de um evento ocorrer. Além disso, ela permite que sejam feitas comparações entre diferentes eventos.
Assista a videoaula abaixo:
Questão 01
Davi ganhou um skate de presente , mas ele nunca andou de skate. Hoje ele vai ao parque para aprender a andar de skate. É pouco provável, improvável ou impossível que ele caia nas primeiras tentativas? Por que você pensa assim?
Questão 02
Represente, em forma de fração, a parte colorida em cada figura:
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Questão 03
Observe a roleta a seguir:
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Ao girar a roleta, qual a possibilidade de o ponteiro parar na parte amarela? Você diria que é:
a) Certo
b) Provável
c) Improvável
d) Impossível
Questão 04
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Ao escolher uma bola sem olhar, quais as chances de escolher uma bolinha preta?
a) Certo
b) Provável
c) Improvável
d) Impossível
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidade: | (EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações. (EF04MA09-A) Reconhecer a utilização de números racionais, razão entre dois números inteiros, na forma fracionária e/ou decimal, no contexto diário. (EF04MA09-B) Ler e escrever números racionais, de uso frequente no cotidiano, representados na forma fracionária e/ou decimal, diferenciando uma fração própria de uma imprópria. (EF04MA09-C) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando material manipulável, concreto, bem como a reta numérica como recursos. (EF04MA09-D) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas com números racionais, utilizando as várias representações da fração, como esquema, desenho, numérica e escrita, e os nomes específicos dos termos da fração, numerador e denominador, em situações diversas. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 1º Bimestre 2022- 4ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |