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Matemática – Figuras planas: triângulo e quadrilátero

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


Figuras planas

Figuras planas são formas geométricas que têm apenas duas dimensões – comprimento e largura.

Imagem criada no Canva

Destacamos entre as figuras planas dois grupos em especial:

Podem ser classificados de acordo com as medidas de seus lados:

Equilátero: um triângulo com três lados iguais. 

Isósceles: um triângulo com dois lados iguais. 

Escaleno: um triângulo com todos os lados diferentes.

Imagem criada no Canva

Podem ser classificados de acordo com seus lados:

Quadrado: quatro lados iguais. 

Retângulo: dois pares de lados iguais. 

Losango: todos os lados iguais, ‘formato’ diferente.

Trapézio: dois lados paralelos.

Imagem criada no Canva

Vértice: é o ponto de encontro dos lados da figura.

Lados paralelos: Dois lados são paralelos quando ‘estendemos’ as retas e elas continuam sem se cruzar, ou sem se encontrarem.


QUESTÃO 1

Observe o triângulo abaixo:

Este é um triângulo

a) Equilátero

b) Escaleno

c) Isósceles

d) Retângulo

QUESTÃO 2

Tenho quatro lados e apenas dois desses lados são paralelos. Quem sou eu?

a) losango

b) quadrado

c) retângulo

d) trapézio

QUESTÃO 3

Veja essa calçada onde Lucas passa todos os dias ao ir para a escola:

Imagem criada no Canva

Podemos dizer que o mosaico desta calçada é formado somente por quadriláteros? Por quê?

QUESTÃO 4

Abaixo temos a parte de uma cidade vista de cima:

Imagem criada no Canva

Quais figuras planas (ou objetos que lembrem essas figuras) você consegue visualizar na imagem? 

Saiba Mais

Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema de estudo desta aula que tal assistir ao vídeo abaixo?

Youtube – Canal: Lucyana Oliveira – A origem da geometria, data de acesso: 10/04/2023.

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF03MA15-A) Fazer justificativas, argumentações e explicações de por que uma figura se encaixa ou não na categoria de quadrilátero ou triângulo. 
(EF03MA15-B) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices, registrando essas características em esquemas e tabelas.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 1º Bimestre 2023- 4º Ano/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.