ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Figuras planas
Figuras planas são formas geométricas que têm apenas duas dimensões – comprimento e largura.

Destacamos entre as figuras planas dois grupos em especial:

Podem ser classificados de acordo com as medidas de seus lados:
Equilátero: um triângulo com três lados iguais.
Isósceles: um triângulo com dois lados iguais.
Escaleno: um triângulo com todos os lados diferentes.

Podem ser classificados de acordo com seus lados:
Quadrado: quatro lados iguais.
Retângulo: dois pares de lados iguais.
Losango: todos os lados iguais, ‘formato’ diferente.
Trapézio: dois lados paralelos.
Vértice: é o ponto de encontro dos lados da figura.
Lados paralelos: Dois lados são paralelos quando ‘estendemos’ as retas e elas continuam sem se cruzar, ou sem se encontrarem.
QUESTÃO 1
Observe o triângulo abaixo:

Este é um triângulo
a) Equilátero
b) Escaleno
c) Isósceles
d) Retângulo
QUESTÃO 2
Tenho quatro lados e apenas dois desses lados são paralelos. Quem sou eu?
a) losango
b) quadrado
c) retângulo
d) trapézio
QUESTÃO 3
Veja essa calçada onde Lucas passa todos os dias ao ir para a escola:

Podemos dizer que o mosaico desta calçada é formado somente por quadriláteros? Por quê?
QUESTÃO 4
Abaixo temos a parte de uma cidade vista de cima:

Quais figuras planas (ou objetos que lembrem essas figuras) você consegue visualizar na imagem?
Saiba Mais
Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema de estudo desta aula que tal assistir ao vídeo abaixo?
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF03MA15-A) Fazer justificativas, argumentações e explicações de por que uma figura se encaixa ou não na categoria de quadrilátero ou triângulo. (EF03MA15-B) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices, registrando essas características em esquemas e tabelas. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 1º Bimestre 2023- 4º Ano/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |