You are currently viewing MATEMÁTICA – FIGURAS GEOMÉTRICAS

MATEMÁTICA – FIGURAS GEOMÉTRICAS

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental.

GEOMETRIA É A ÁREA DA MATEMÁTICA QUE ESTUDA O ESPAÇO E AS FIGURAS QUE PODEM OCUPÁ-LO; SÃO AS FORMAS QUE OS OBJETOS AO NOSSO REDOR POSSUEM E SE DIVIDEM EM TAMANHOS, DIMENSÕES E VOLUME. GERALMENTE AS FORMAS, ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS OBJETOS QUE NOS CERCAM… AS FIGURAS GEOMÉTRICAS PODEM SER PLANAS E FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS.


VAMOS VER A VIDEOAULA E APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE AS FIGURAS GEOMÉTRICAS.

Canal Portal Conexão EscolaAprender Sempre – Matemática – 1º ano – 2º Bim. – Videoaula 2 – Geometria: Figuras“. Disponível em: <https://youtu.be/7PGrrLi59TE>. Acesso em: 12 Mai 2022.

HORA DA ATIVIDADE

QUESTÃO 1

VOCÊ SABE QUAIS FIGURAS GEOMÉTRICAS SÃO REPRESENTADAS EM CADA IMAGEM ABAIXO? ESCREVA SEUS NOMES.

_______________________________________________________________________

________________________________________________________________

____________________________________________________________

_______________________________________________________________


QUESTÃO 2

FAÇA UM DESENHO UTILIZANDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS: TRIÂNGULO, CÍRCULO, QUADRADO, RETÂNGULO.


QUESTÃO 3

RESPONDA O QUE SE PEDE:

QUANTOS TRIÂNGULOS? _________________

QUANTOS CÍRCULOS? ___________________

QUANTOS QUADRADOS? _________________

QUANTOS TRIÂNGULOS? _________________

QUANTOS CÍRCULOS? ___________________

QUANTOS QUADRADOS? _________________

QUANTOS RETÂNGULOS? _________________

QUANTOS TRIÂNGULOS? ______________

QUANTOS CÍRCULOS? ________________

QUANTOS QUADRADOS? ______________

QUANTOS RETÂNGULOS? ______________


Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1o-ano/


Componente CurricularMatemática
Habilidade(EF01MA13-A) Identificar diferencas e semelhancas entre objetos familiares do mundo físico relacionados às formas geométricas espaciais, como em figuras tridimensionais em construções, na natureza e na arte;
(EF01MA13-B) Comparar e organizar objetos que diferenciem quanto a forma, consistência, peso, cor, seguindo determinado critério: o cubo, o cilindro, a esfera e o bloco retangular;
(EF01MA13-C) Observar, analisar e nomear os objetos da sala de aula, quanto a forma, cor, peso, consistência, usando linguagem formal e informal, em expressões como: o cubo tem pontas e a esfera não; a esfera parece uma bola e o cubo, um dado; o bloco retangular tem faces e vértices e as faces não são redondas;
(EF01MA14-A) Reconhecer figuras planas, retângulo, quadrado, triângulo e círculo, presentes em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos em objetos do mundo físico, casa, caixa, bola, e materiais manipuláveis, blocos lógicos;
(EF01MA14-B) Reconhecer as figuras planas como parte das figuras não planas e descrevê-las verbalmente usando propriedades simples: quantidade de faces e vértices dos sólidos não redondos e quantidade de lados e vértices das figuras planas não redondas.
REFERÊNCIASGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022.

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

IMAGENS RETIRADAS DO SITE:
CANVA