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Matemática – Calendário e gráfico

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.


O CALENDÁRIO AO LONGO DA HISTÓRIA

A HISTÓRIA DO CALENDÁRIO VEM DE MILHARES DE ANOS, COM AS PRIMEIRAS TENTATIVAS DE REGISTRAR O TEMPO EM CICLOS REGULARES. OS PRIMEIROS CALENDÁRIOS CONHECIDOS FORAM DESENVOLVIDOS POR POVOS ANTIGOS, COMO OS EGÍPCIOS, BABILÔNIOS E GREGOS, QUE CRIARAM CALENDÁRIOS BASEADOS NO MOVIMENTO DO SOL E DA LUA.

O CALENDÁRIO EGÍPCIO TINHA 12 MESES LUNARES DE 30 DIAS CADA, COM CINCO DIAS ADICIONAIS PARA COMPLETAR O ANO.

O CALENDÁRIO BABILÔNICO ERA BASEADO EM CICLOS DE 29 OU 30 DIAS, COM UM ANO DE 12 MESES LUNARES.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

O CALENDÁRIO GREGORIANO É O CALENDÁRIO OFICIAL EM USO NA MAIORIA DOS PAÍSES DO MUNDO ATUALMENTE. ELE TEM 12 MESES, 1 ANO DE 365 DIAS, COM UM DIA EXTRA ADICIONADO A CADA 4 ANOS (CHAMADO DE ANO BISSEXTO).

CALENDÁRIO 2023 

CRIAÇÃO PRÓPRIA

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 2º ano – Calendários e Gráficos. Disponível em: <https://youtu.be/h8WUBMe5DiU> Acesso em 10 mar 2022.

QUESTÃO 1

FAÇA UM CALENDÁRIO E COLOQUE NELE ACONTECIMENTOS IMPORTANTES PARA VOCÊ, COMO: A DATA DO SEU ANIVERSÁRIO, O ANIVERSÁRIO DE MEMBROS DA SUA FAMÍLIA, ALGUM FERIADO QUE VOCÊ GOSTE E ASSIM POR DIANTE.

IMPORTANTE: VOCÊ PODE ESCOLHER UM MÊS QUE TENHA ALGUMAS DATAS OU MAIS DE UM MÊS PARA FAZER O CALENDÁRIO.

QUESTÃO 2

O GRÁFICO A SEGUIR MOSTRA O NÚMERO DE PRESENTES QUE ALGUMAS CRIANÇAS RECEBERAM NO NATAL PASSADO. OBSERVE-O E RESPONDA ÀS SEGUINTES QUESTÕES:

A) QUAL CRIANÇA GANHOU MAIS PRESENTES?
B) QUAL CRIANÇA GANHOU MENOS PRESENTES?
C) QUANTOS PRESENTES PEDRO E BEATRIZ GANHARAM JUNTOS?
D) CARLOS E JÚLIA, GANHARAM QUANTOS PRESENTES JUNTOS?

QUESTÃO 3

ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM OS MESES DE 31 DIAS:


A) FEVEREIRO, ABRIL, JUNHO, SETEMBRO E NOVEMBRO
B) JANEIRO, MARÇO, MAIO, JULHO, AGOSTO, OUTUBRO E DEZEMBRO
C) JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL E MAIO
D) TODOS OS MESES POSSUEM 31 DIAS.

QUESTÃO 4

OBSERVANDO O GRÁFICO DA QUESTÃO 2:

ARQUIVO PESSOAL – PROFESSORA LUCYANA

PODEMOS AFIRMAR QUE:


A) É UM GRÁFICO DE ÁREA QUE REPRESENTA A QUANTIDADE DE PRESENTES GANHADOS PELAS CRIANÇAS.
B) É UM GRÁFICO DE COLUNAS QUE REPRESENTA A IDADE DAS CRIANÇAS.
C) É UM GRÁFICO DE PIZZA QUE REPRESENTA OS PRESENTES QUE AS CRIANÇAS MAIS GOSTAM.
D) É UM GRÁFICO DE COLUNAS QUE REPRESENTA A QUANTIDADE DE PRESENTES GANHADOS PELAS CRIANÇAS.


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF02MA22-A) Ler e interpretar informações apresentadas em tabelas simples e gráficos de colunas ou barras em contextos diversos.
(EF02MA22-D) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima e seus desdobramentos.
(EF02MA18-B) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda em situações diversas.
(EF02MA19-A) Explorar formas diversas de calendário, incluindo calendários indígenas, meios históricos de marcação de tempo, como ampulhetas, relógios de sol e de água, e a utilização cotidiana do relógio digital com ênfase na ideia de hora e meia hora.
(EF02MA19-B) Reconhecer unidades distintas de medida de tempo, como dias, meses, anos, horas, minutos, e instrumentos diversos de medida e marcação temporal, relógios digitais e/ou analógicos.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 1º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.