You are currently viewing Matemática – Explorando as relações de comparação

Matemática – Explorando as relações de comparação

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Explorando as relações de comparação

Vamos aprender a explorar as relações de comparação entre coleções de objetos de uma forma super divertida e interessante. Descobriremos o que significa ser igual, ser maior que, ser menor que, estar entre, ter mais um e ter mais dois. Vamos começar?

1. Ser Igual:

Quando duas coleções de objetos têm a mesma quantidade, podemos dizer que elas são iguais. Por exemplo, se temos 3 bolas de um lado e 3 bolas do outro lado, os dois lados têm a mesma quantidade de bolas. Então, são iguais!

2. Ser Maior Que:

Quando uma coleção tem mais objetos do que a outra, podemos dizer que ela é maior que a outra. Por exemplo, se temos 10 peixes de um lado e 4 peixes do outro lado, o primeiro conjunto de peixes é maior que o segundo, porque tem mais peixes.

3. Ser Menor Que:

Quando uma coleção tem menos objetos do que a outra, podemos dizer que ela é menor que a outra. Por exemplo, se temos 3 estrelas em uma coleção e 6 estrelas em outra coleção, a primeira é menor que a segunda, porque tem menos estrelas.

4. Estar Entre:

Quando temos uma coleção de objetos que está no meio de outras duas coleções, podemos dizer que ela está entre elas. Por exemplo, se temos uma coleção de 1 flor, outra coleção de 3 flores e no meio temos uma coleção de 2 flores, essa coleção de 2 flores está entre as outras duas.

5. Ter Mais Um:

Quando adicionamos um objeto a uma coleção, ela terá “mais um” do que tinha antes. Por exemplo, se temos 2 cachorrinhos e adicionamos mais um cachorrinho, passamos a ter 3 cachorrinhos.

Imagem criada no Canva

Espero que tenham gostado de aprender sobre as relações de comparação entre coleções de objetos. Agora vocês estão prontos para usar essas ideias de forma divertida e útil em suas brincadeiras e desafios matemáticos. Continuem praticando e explorando novos conhecimentos! Até a próxima aventura matemática!

QUESTÃO 1

Em uma festa, a primeira mesa tem 9 cadeiras, a segunda tem 11 cadeiras e a terceira tem 10 cadeiras. Em qual mesa temos mais cadeiras? E em qual mesa temos menos cadeiras?

QUESTÃO 2

Agora vamos verificar se você entendeu a ideia de “estar entre”. Complete cada frase com “está entre” ou “não está entre”.

O número 15 ____________________ o número 10 e o número 20.

O número 8 ____________________ o número 5 e o número 12.

O número 25 ____________________ o número 30 e o número 35.

O número 17 ____________________________ o número 20 e o número 25.

O número 4 ____________________ o número 3 e o número 6.

QUESTÃO 3

Observe a figura:

Podemos afirmar que:

a) Coleção 1 > Coleção 2 (A Coleção 1 é maior que a Coleção 2)

b) Coleção 1 = Coleção 2 (A Coleção 1 é igual a Coleção 2)

c) Coleção 1 < Coleção 2 (A Coleção 1 é menor que a Coleção 2)

d) A Coleção 1 tem um elemento a mais que a Coleção 2

QUESTÃO 4

Fábio tinha 8 figurinhas e Cássio tinha 13 figurinhas. Durante uma brincadeira, Fábio ganhou 7 figurinhas e Cássio ganhou 2 figurinhas. O que aconteceu?

a) Fábio ficou com mais figurinhas que Cássio.

b) Cássio ficou com mais figurinhas que Fábio.

c) Não conseguimos saber com quantas figurinhas cada um ficou.

d) Os dois ficaram com a mesma quantidade de figurinhas.

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF02MA03-B) Explorar relações de comparação entre coleções de objetos: ser igual, ser maior que, ser menor que, estar entre, ter mais um, ter mais dois. Exemplo: comparar o número 18 com o número 16 em que 16 é dois a menos do que 18 ou que 18 é dois a mais que 16.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 3º Bimestre 2023 – 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.