You are currently viewing Matemática – Estimativa e medidas de comprimento
Disponível em: https://cutt.ly/YDYdA8W acesso 30, mar. 2022.

Matemática – Estimativa e medidas de comprimento

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do ensino fundamental.


ESTIMANDO QUANTIDADES

HOJE VAMOS APRENDER A COMPARAR A QUANTIDADE DE OBJETOS EM DIFERENTES CONJUNTOS. É UMA MANEIRA DIVERTIDA DE DESCOBRIR SE TEM MAIS, MENOS OU A MESMA QUANTIDADE DE COISAS EM CADA GRUPO. VAMOS LÁ!

OLHE E ESTIME:

PRIMEIRO, DÊ UMA BOA OLHADA NOS CONJUNTOS DE OBJETOS. USE SEUS OLHOS PARA VER QUAL GRUPO PARECE TER MAIS OU MENOS. ÀS VEZES, SÓ DE OLHAR, VOCÊ PODE TER UMA IDEIA.

COMBINE UM A UM:

AGORA, PEGUE UM OBJETO DE CADA GRUPO E COMPARE. UM PARA UM. SE VOCÊ FIZER ISSO PARA TODOS, VAI CONSEGUIR VER SE UM GRUPO TEM MAIS, MENOS OU A MESMA QUANTIDADE DE COISAS QUE O OUTRO.

COMBINE DOIS A DOIS:

ALÉM DE COMPARAR UM A UM, VOCÊ PODE PEGAR DOIS OBJETOS DE CADA GRUPO E COMPARÁ-LOS. VEJA SE É IGUAL OU SE UM GRUPO TEM MAIS OU MENOS QUE O OUTRO.

DECIDA:

DEPOIS DE COMPARAR, É HORA DE TOMAR DECISÕES. SE UM GRUPO TEM MAIS OBJETOS, VOCÊ DIZ “TEM MAIS”. SE UM GRUPO TEM MENOS, VOCÊ DIZ “TEM MENOS”. E SE AMBOS TÊM A MESMA QUANTIDADE, VOCÊ DIZ “TEM A MESMA QUANTIDADE”.

CONTE A DIFERENÇA:

ÀS VEZES, É BOM SABER EXATAMENTE QUANTO MAIS OU QUANTO MENOS UM GRUPO TEM. SE O GRUPO A TEM 5 OBJETOS E O GRUPO B TEM 3 OBJETOS, VOCÊ PODE DIZER QUE O GRUPO A TEM 2 OBJETOS A MAIS QUE O GRUPO B.

ESSA HABILIDADE É MUITO ÚTIL NO NOSSO DIA A DIA. POR EXEMPLO, NA HORA DE DIVIDIR BRINQUEDOS COM OS AMIGOS OU COMPARTILHAR DOCES, SABER COMPARAR QUANTIDADES NOS AJUDA A TOMAR DECISÕES JUSTAS.

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO:

Canal Portal Conexão Escola ” 3º ano Matemática Aprender Sempre 2º Bimestre Videoaula 1 – ESTIMANDO QUANTIDADES E MEDINDO DISTÂNCIAS, disponível em <https://youtu.be/FcnoatsRLtM>

QUESTÃO 1

USANDO AS OFERTAS DO PANFLETO ABAIXO, A MÃE DE JÚLIA COMPROU OS SEGUINTES PRODUTOS: 1 CAIXA DE BIS, 1 BARRA DE CHOCOLATE E 1 CAIXA DE HALLS.

Disponível em: https://cutt.ly/xDYcG9g acesso 30, mar. 2022.

FAZENDO UMA ESTIMATIVA, A MÃE DE JÚLIA GASTOU APROXIMADAMENTE

(A) (   ) R$ 30.              (B) (   ) R$ 50.             (C) (   ) R$ 28.          (D) (    ) R$ 20.

QUESTÃO 2

JOÃO GOSTA DE CAMINHAR NA PRAÇA EM FRENTE SUA CASA. VEJA O DESENHO A SEGUIR REPRESENTANDO A PRAÇA E PENSE:

A CADA VOLTA, O JOÃO PERCORRE, APROXIMADAMENTE

(A) (   ) 12 METROS 

(B) (   ) 10 METROS  

(C) (   ) 15 METROS

(D) ( ) 20 METROS

QUESTÃO 03

IMAGINE UMA SITUAÇÃO REAL DO SEU DIA A DIA EM QUE VOCÊ PRECISARIA COMPARAR QUANTIDADES, COMO DIVIDIR TAREFAS COM UM AMIGO. EXPLIQUE COMO A HABILIDADE DE COMPARAR QUANTIDADES PODE INFLUENCIAR SUAS DECISÕES NESSA SITUAÇÃO.

QUESTÃO 04

ESTIME QUAL É O COMPRIMENTO DA CAPA DO SEU CADERNO EM CENTÍMETROS. AGORA, USANDO UMA RÉGUA REAL, MEÇA O COMPRIMENTO EXATO DA CAPA EM CENTÍMETROS. ANOTE O RESULTADO. COMPARE SUA ESTIMATIVA COM A MEDIDA REAL. HOUVE UMA DIFERENÇA? SE SIM, EXPLIQUE POR QUE A ESTIMATIVA PODE NÃO TER SIDO EXATA.


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidade:(EF02MA03-C) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência, um a um, dois a dois, para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos para tomada de decisões em situações do cotidiano.
(EF02MA05-A) Explorar a decomposição de escritas numéricas para a realização de cálculos, mentais ou escritos, que envolvam adição e subtração.
(EF02MA05-D) Construir fatos básicos da adição e subtração com números menores que 10, como 5 + 2 = 7 e 7 – 2 = 5 e utilizá-los no cálculo mental ou escrito em situações diversas: contagem de pontos em jogos de arremesso, atividades com calculadora e regularidades em resultados de operações.
(EF02MA16-A) Estimar medida de comprimento e comparar com a medida real. 
(EF02MA16-B) Identificar a relação de equivalência entre unidades diferentes, 1m = 100cm, sem regras de transformação de unidades.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2022 – 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.