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Matemática- Estatística

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: < Apresentação Dados O Negócio – Gráfico vetorial grátis no Pixabay > Acesso em 31 de agosto de 2022.

A estatística é uma disciplina fundamental que permeia diversas áreas do conhecimento e desempenha um papel importante na compreensão e interpretação de dados. Sua história remonta a tempos antigos, com raízes profundas em civilizações como a egípcia, babilônica e grega. No entanto, foi somente durante o século XVII que a estatística começou a emergir como uma ciência distinta, com o surgimento da teoria das probabilidades e o desenvolvimento de métodos para a análise de dados.

No século XVIII, o estatístico inglês Sir Francis Galton contribuiu significativamente para o campo. Durante o século XIX, o estatístico belga Adolphe Quetelet aplicou métodos estatísticos para estudar fenômenos sociais e desenvolveu o conceito de “homem médio”, precursor da ideia de média aritmética.

A estatística moderna se desenvolveu rapidamente no século XX, impulsionada por avanços tecnológicos e a crescente importância dos dados em diversas áreas, como ciência, economia, medicina e engenharia. Com o advento dos computadores e softwares estatísticos, a análise de dados tornou-se mais acessível e sofisticada, permitindo a realização de estudos complexos.

Em sua essência, a estatística é a ciência de coletar, organizar, analisar e interpretar dados para tomar decisões informadas. Ela utiliza métodos matemáticos e probabilísticos para extrair padrões e inferências a partir de conjuntos de dados, ajudando a compreender o comportamento de fenômenos complexos e a fazer previsões sobre o futuro.

Um dos conceitos mais básicos da estatística é a média aritmética simples, que é calculada somando todos os valores de um conjunto de dados e dividindo o resultado pelo número total de valores. Por exemplo, considere o conjunto de dados: 10, 15, 20, 25 e 30. Para calcular a média aritmética, somamos todos os valores (10 + 15 + 20 + 25 + 30 = 100) e dividimos pelo número total de valores (5), resultando em uma média de 20.

A média aritmética é amplamente utilizada como medida de tendência central, representando o valor típico de um conjunto de dados. No entanto, é importante reconhecer suas limitações e considerar outros indicadores estatísticos, como a mediana e a moda, para obter uma compreensão mais completa da distribuição dos dados.

Em resumo, a estatística desempenha um papel essencial na sociedade moderna, permitindo a análise objetiva de dados e o embasamento de decisões em evidências sólidas. Desde suas origens históricas até sua aplicação contemporânea, a estatística continua a evoluir e a moldar nosso entendimento do mundo ao nosso redor.

Assista a videoaula abaixo da professora Priscilla com essa temática.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

Sobre estatística responda:

  1. O que é amostra?
  2. O que é universo?
  3. Demonstre usando um exemplo o significado dos conceitos de amostra e universo.

Questão 2

Ana está organizando um evento e precisa calcular a média de idade dos participantes para planejar atividades adequadas. Se os participantes têm 25, 30, 35, 40 e 45 anos, qual é a média de idade do grupo?

(A) 35 anos

(B) 40 anos

(C) 45 anos

(D) 50 anos

Questão 3

Carlos está gerenciando um projeto e deseja saber a média de horas trabalhadas por semana pelos membros da equipe. Se as horas trabalhadas por semana são 35, 40, 45, 50 e 55, qual é a média de horas trabalhadas por semana?

(A) 45 horas

(B) 48 horas

(C) 50 horas

(D) 55 horas

Questão 4

João estuda no 8º ano e está com as seguintes médias em Matemática: 4,0; 7,0 e 8,0. Quanto ele precisa tirar no último bimestre para que a média final seja 7,0?

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais escolhidas pelos estudantes e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro, representação e interpretação das informações, em tabelas, vários tipos de gráficos e textos.
(EF07MA35-A) Analisar situações cotidianas diversas em que dois conjuntos de dados diferentes com mesma média aritmética apresentam conclusões qualitativas distintas.
(EF07MA35-B) Apresentar a diferença do uso da média estatística aritmética em relação ao uso da média estatística ponderada como indicador da tendência de uma pesquisa.
(EF07MA35-C) Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados estatísticos.