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Matemática – Estatística e gráficos

Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Gráficos e tabelas são muito usados para expressar dados como resultados de pesquisas estatísticas, por exemplo. Podemos observar que dados expressos dessa forma ficam mais fáceis de ser compreendidos.

Disponível em: <Análise Analítica O Negócio – Foto gratuita no Pixabay> Acesso em 16 de novembro de 2022.

Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática

Vamos responder algumas questões

Questão 1

O gráfico a seguir mostra a preferência de um grupo de alunos por determinadas modalidades esportivas:

Disponível em: <Gráfico De Pizza Diagrama – Gráfico vetorial grátis no Pixabay> Acesso em 08 de novembro de 2022.

Responda:

  1. Qual é a modalidade esportiva preferida desse grupo de alunos que mais obteve votos?
  2. Que porcentagem dos alunos prefere vôlei e basquete?

Questão 2

Abaixo temos um gráfico de barras. Cada barra se refere a um mês. Os meses estão marcados no eixo horizontal. O eixo vertical fornece o número de bicicletas produzidas por uma fábrica em cada mês.

Imagem do arquivo pessoal

  1. Qual é o título do gráfico?
  2. Quantas bicicletas foram produzidas em março?
  3. Em que mês a produção de bicicletas foi menor?
  4. Qual o total de bicicletas produzidas nesses 6 meses?

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica/

Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF05MA24-A) Ler e Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos de colunas ou linhas, referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, com ou sem planilha eletrônica.
(EF05MA24-B) Produzir textos, descrever, com o objetivo de sintetizar conclusões a respeito dos dados estatísticos em tabelas e gráficos de colunas ou linhas, referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito.
(EF05MA24-C) Interpretar dados estatísticos apresentados em gráficos de colunas e de setores.