You are currently viewing Matemática – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo

Matemática – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo

Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN 10) – Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

D 8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.

Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo

Entender como medimos e relacionamos o tempo é essencial para organizarmos nossas atividades diárias e compreendermos eventos históricos. Vamos mergulhar nesse assunto importante juntos!

O que são unidades de medida de tempo?

As unidades de medida de tempo nos ajudam a quantificar e comparar a duração de eventos, desde os instantes mais breves até os períodos mais longos. As unidades mais comuns incluem:

Segundos: O menor intervalo de tempo que geralmente usamos para medir atividades rápidas, como contar até 60 para completar um minuto.

Minutos: Representam 60 segundos e são utilizados para medir atividades mais longas, como a duração de uma aula na escola.

Horas: Um dia é dividido em 24 horas. Isso nos ajuda a organizar nossas atividades diárias, como acordar, estudar, comer e dormir.

Dias: Medimos os dias para entender a duração de eventos que se estendem por um período maior, como as férias ou os dias letivos na escola.

Semanas, Meses e Anos: Essas unidades nos permitem compreender e planejar eventos que se estendem por períodos mais longos, como os feriados de final de ano ou o tempo que levamos para crescer.

Relações entre as unidades de tempo

Entender como essas unidades se relacionam é muito importante. Por exemplo, sabemos que:

• 1 minuto possui 60 segundos.
  • 1 hora possui 60 minutos.
  • 1 dia possui 24 horas.
  • 1 semana possui 7 dias.
  • 1 mês pode ter de 28 a 31 dias, dependendo do mês.

Isso nos ajuda a converter unidades de tempo e entender melhor a duração de eventos em nossa vida cotidiana.

Por que é importante saber isso?

Saber relacionar as unidades de medida de tempo é essencial para gerenciar nosso tempo de forma eficaz. Além disso, nos ajuda a entender a história e os eventos que moldaram o mundo ao longo do tempo.

Assista a videoaula a seguir:

Disponível em: YouTube, Canal: Portal Conexão Escola – Videoaula 6 – Matemática – D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo – 5º Ano

Questão 1

Devido a trabalhos de reparo, uma pista de corrida ficou fechada por 3 semanas. Quantos dias a pista de corrida ficou indisponível?
a) 14 dias
b) 18 dias
c) 21 dias
d) 24 dias

Questão 2

Um projeto de construção foi planejado para durar 10 meses. Quantas semanas o projeto levará para ser concluído?
a) 36 semanas
b) 40 semanas
c) 30 semanas
d) 44 semanas

Questão 3

Um jogo de basquete começou às 15h30 e terminou às 17h15. Qual foi a duração total do jogo em minutos? Explique como você chegou a essa resposta.

Questão 4

Todos os dias, Carlos tem chegado atrasado ao seu trabalho por causa do engarrafamento. Hoje ele teve 30 minutos de atraso. Em segundos, esse tempo representa:

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
DescritoresD 8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
Habilidades(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração. (EF03MA23) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 3º Bimestre 2023- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.