You are currently viewing Matemática- Equações do 1º grau

Matemática- Equações do 1º grau

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

As equações são muito usadas para resolver problemas. As equações do 1º grau são aquelas do tipo: ax + b = 0 em que x representa a incógnita, a e b são números racionais e a≠0. O número que multiplica a incógnita é chamado de coeficiente da incógnita. O termo que aparece sem incógnita é o termo independente.

Assista a videoaula abaixo da professora Priscilla com essa temática.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: <Quebra-Cabeça Matemática Lógica – Gráfico vetorial grátis no Pixabay> Acesso em 15 de outubro de 2022.

Questão 1

A soma das idades de Paulo e Ana é 32 anos. A idade de Ana é 17 anos, então responda:

  1. Use a letra “x” para representar a idade de Pedro, e escreva a equação referente a essa situação.
  2. Resolva essa equação.

Questão 2

Aline fez um percurso de bicicleta de 12 km dividido em 2 trechos. No primeiro trecho ela percorreu alguns quilômetros e no outro percorreu o dobro do que havia percorrido no trecho anterior. Quantos quilômetros ela percorreu em cada trecho? Resolva essa situação usando uma equação.

Questão 3

Faça a representação gráfica das seguintes equações no plano cartesiano:

  1. y = x + 4
  2. y = 2x + 1

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-8o-ano/

Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF07MA18-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, como determinar qual a quantidade de produtos deve ser produzida para se obter determinado lucro ou receita, determinar qual a quantidade de quilômetros deve ser percorridos por um táxi para corresponder a um determinado valor de corrida.
(EF07MA18-B) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade, em situações diversas.
(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.