You are currently viewing Matemática e Geografia – Localização e movimentação

Matemática e Geografia – Localização e movimentação

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 29/04/2021 (Quinta-feira).
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Pixabay

Olá crianças! Tudo bem?
Hoje, iremos estudar e compreender a se localizar no espaço!  Também vamos utilizar unidades de medida de comprimento e cálculos. Então, estão preparados? Pegue o seu material e vamos nessa!

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO:


ATIVIDADE 1

Lucas precisa voltar para casa e está com dúvidas em qual caminho seguir. Use uma régua e calcule o caminho mais curto para que Lucas chegue mais rápido. 

1. Qual caminho é o mais curto? Quantos centímetros na régua esse caminho tem?
2. Qual caminho é o mais longo? Quantos centímetros na régua esse caminho tem?
3. Descreva o caminho que Lucas deverá fazer para chegar mais rápido em casa. Exemplo: Seguir na rua A, virando à esquerda na rua F, virando à direita na rua G.  

ATIVIDADE 2

1. Localize e desenhe o símbolo e sua cor de acordo com cada localização.

D4G1G6G5
A3B5E6D2
C1F3B7
F7A1C5

2. Agora Lucas precisa chegar até a escola. Desenhe e pinte de verde em seu caderno o caminho a seguir para descobrir por onde ele terá que passar:

A4, B4, C4, C3, D3, E3, E2, F2, G2

ATIVIDADE 3

Você já jogou batalha naval? É um jogo de estratégia e ajuda também a utilizar a localização. Assista ao vídeo abaixo para aprender a jogar, chame alguém da sua família e bom jogo! 

Jogo Batalha Naval:


Habilidade estruturante (EF04MA16) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares. 

(EF04MA03-C) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado, validando-os por meio de tecnologias digitais. 

(EF04MA20-B) Reconhecer e medir comprimentos, incluindo perímetros, massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais. 
Referências:Batalha naval. Portal Escola Web. Disponível em: <https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/roteiro-de-estudo/batalha-naval-56721> Acesso em: 27 mar 2021