You are currently viewing Matemática – Dobro, metade, triplo e terça parte

Matemática – Dobro, metade, triplo e terça parte

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

O DOBRO DE UMA QUANTIDADE É OBTIDO QUANDO MULTIPLICAMOS POR 2, OU SOMAMOS DUAS VEZES A MESMA QUANTIDADE.

O TRIPLO DE UMA QUANTIDADE É OBTIDO QUANDO MULTIPLICAMOS POR 3, OU SOMAMOS TRÊS VEZES A MESMA QUANTIDADE.

Disponível em: https://cutt.ly/hBjjdUJ.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

ASSISTA A VÍDEOAULA A SEGUIR:

Youtube – Canal Conexão Escola – Aprender Sempre – Matemática – 2º Ano – 4º Bim – Videoaula 1 – Dobro, metade, triplo e terça parte.

QUESTÃO 1

OBSERVE A RECEITA ABAIXO:

Disponível em: https://cutt.ly/0BjjF6y

Ingredientes

• 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 pacote de chocolate granulado

Modo de Preparo

1. Em uma panela funda, misture o leite condensado, chocolate em pó e manteiga.
  2. Agite para dissolver o chocolate em pó.
  3. Coloque sobre fogo baixo e mexa constantemente de 10 a 12 minutos.
  4. Deixar esfriar.
  5. Unte as mãos com manteiga e faça bolinhas pequenas, em torno de 2 centímetros de diâmetro.
  6. Envolva as bolinhas com o chocolate granulado.
  7. Sirva em seguida.

ESCREVA O DOBRO E O TRIPLO DOS INGREDIENTES:

QUESTÃO 2

DESENHE E PINTE METADE DOS ELEMENTOS DE CADA CONJUNTO:

QUESTÃO 3

BERNARDO COMPROU 1 LITRO DE LEITE E DISTRIBUIRÁ EM COPOS CUJA CAPACIDADE É DE 200 MILILITROS CADA UM. QUANTOS COPOS ELE CONSEGUIRÁ E CALCULE E COMPLETE.

A) MEIA DÚZIA.  = __________ UNIDADES.

B) TERÇA PARTE DE 2 DÚZIAS. = _____________ UNIDADES.

C) MEIO METRO. =  __________ CENTÍMETROS.

D) METADE DOS DIAS DO MÊS DE ABRIL. = __________ DIAS.

E) TERÇA PARTE DOS MESES DO ANO. = __________ MESES.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 2º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)

Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidades estruturantes:(EF02MA07-A) Ler e interpretar, coletivamente, problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagem, desenhos, esquemas, escritas numéricas e/ou material manipulável.
(EF02MA07-B) Resolver problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte imagem, desenhos, esquemas, escritas numéricas e/ou material manipulável, validando os resultados utilizando recursos tecnológicos digitais.
(EF02MA08-B) Ler e interpretar problemas do cotidiano envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
(EF02MA08-C) Resolver problemas do cotidiano envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, com formas pessoais, tais como desenhos, escrita com palavras, esquemas, de resolução e não por procedimentos convencionais.
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.