Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
O DOBRO DE UMA QUANTIDADE É OBTIDO QUANDO MULTIPLICAMOS POR 2, OU SOMAMOS DUAS VEZES A MESMA QUANTIDADE.
O TRIPLO DE UMA QUANTIDADE É OBTIDO QUANDO MULTIPLICAMOS POR 3, OU SOMAMOS TRÊS VEZES A MESMA QUANTIDADE.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
ASSISTA A VÍDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
OBSERVE A RECEITA ABAIXO:
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 pacote de chocolate granulado
Modo de Preparo
- Em uma panela funda, misture o leite condensado, chocolate em pó e manteiga.
- Agite para dissolver o chocolate em pó.
- Coloque sobre fogo baixo e mexa constantemente de 10 a 12 minutos.
- Deixar esfriar.
- Unte as mãos com manteiga e faça bolinhas pequenas, em torno de 2 centímetros de diâmetro.
- Envolva as bolinhas com o chocolate granulado.
- Sirva em seguida.
ESCREVA O DOBRO E O TRIPLO DOS INGREDIENTES:
QUESTÃO 2
DESENHE E PINTE METADE DOS ELEMENTOS DE CADA CONJUNTO:
QUESTÃO 3
BERNARDO COMPROU 1 LITRO DE LEITE E DISTRIBUIRÁ EM COPOS CUJA CAPACIDADE É DE 200 MILILITROS CADA UM. QUANTOS COPOS ELE CONSEGUIRÁ E CALCULE E COMPLETE.
A) MEIA DÚZIA. = __________ UNIDADES.
B) TERÇA PARTE DE 2 DÚZIAS. = _____________ UNIDADES.
C) MEIO METRO. = __________ CENTÍMETROS.
D) METADE DOS DIAS DO MÊS DE ABRIL. = __________ DIAS.
E) TERÇA PARTE DOS MESES DO ANO. = __________ MESES.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 2º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidades estruturantes: | (EF02MA07-A) Ler e interpretar, coletivamente, problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagem, desenhos, esquemas, escritas numéricas e/ou material manipulável. (EF02MA07-B) Resolver problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte imagem, desenhos, esquemas, escritas numéricas e/ou material manipulável, validando os resultados utilizando recursos tecnológicos digitais. (EF02MA08-B) Ler e interpretar problemas do cotidiano envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais. (EF02MA08-C) Resolver problemas do cotidiano envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, com formas pessoais, tais como desenhos, escrita com palavras, esquemas, de resolução e não por procedimentos convencionais. |
Referências: | CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. |