You are currently viewing Matemática – Desvendando equações de 1° grau

Matemática – Desvendando equações de 1° grau

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAF-7cnSOXk/jvLJmi6DDr6JPxElvVDcxQ/edit?utm_content=DAF-7cnSOXk&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> último acesso em 30 de janeiro de 2024.

A álgebra é uma parte fundamental da matemática, sendo uma linguagem que nos permite descrever e resolver uma variedade de problemas do mundo real. Uma das bases essenciais da álgebra são as equações polinomiais de 1º grau, que têm um papel crucial na resolução de problemas quantitativos em diversos campos, desde a física e engenharia até a economia e ciências sociais. Neste texto, vamos explorar a importância desses conceitos e como eles podem ser aplicados em situações cotidianas.

As equações polinomiais de 1º grau são expressões algébricas que envolvem uma variável elevada à primeira potência, seguida de constantes. Elas têm a forma geral ax + b = 0, onde a e b são constantes conhecidas e x é a incógnita desconhecida que estamos tentando encontrar. Resolver essa equação significa descobrir o valor de x que a torna verdadeira.

Um exemplo simples é a equação 3x + 5 = 14. Aqui, a = 3, b = 5 e o valor de x é desconhecido. Para resolver essa equação, podemos isolar x do lado esquerdo da equação, usando a operação inversa, assim:

3x = 14 − 5

3x = 9

Agora, podemos dividir por 3 para encontrar o valor de x:

x = 9/3

x= 3

Portanto, x = 3 é a solução da equação.

Essas equações têm inúmeras aplicações no dia a dia. Por exemplo, suponha que você esteja planejando uma viagem de carro e precisa calcular quantas horas levará para chegar ao seu destino. Se você sabe que a distância é de 300 quilômetros e sua velocidade média é de 60 quilômetros por hora, você pode usar uma equação polinomial de 1º grau para encontrar o tempo necessário. Se denotarmos o tempo como t horas, a equação seria 60t = 300. Resolvendo essa equação, você descobre que t = 5 horas. Portanto, levará 5 horas para chegar ao destino.

Além disso, essas equações são frequentemente usadas em problemas financeiros. Por exemplo, ao calcular o custo total de uma compra com desconto, ou ao determinar o tempo necessário para economizar uma certa quantia de dinheiro, as equações polinomiais de 1º grau são uma ferramenta essencial.

Em resumo, as equações polinomiais de 1º grau desempenham um papel crucial na resolução de uma variedade de problemas do mundo real. Dominar esses conceitos é fundamental para desenvolver habilidades analíticas e quantitativas necessárias em muitas áreas da vida e da carreira. Ao entender como resolver essas equações e aplicá-las em situações cotidianas, podemos melhorar as habilidades de resolução de problemas e preparar-nos para desafios mais complexos no futuro.

Agora que você aprendeu a resolver as equações do 1° grau, que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?

QUESTÃO 1

Maria ganha um salário fixo de R$1000,00 mais uma comissão de R$20,00 por cada produto que ela vende. Ao final do mês ela recebeu um total de R$1500,00, então podemos afirmar que a equação que representa essa situação e a sua solução são

(A) 1000 + 20p = 1500, onde p = 25
(B) 1500 − 20p = 1000, onde p = 25