You are currently viewing Matemática – Desvendando a Potenciação

Matemática – Desvendando a Potenciação

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.


Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFySTLGU4A/cN_VMx-_RBxSciJKHD-ZOg/edit?utm_content=DAFySTLGU4A&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> último acesso em 30 de junho de 2023.

Definição:

Imagine que você tem uma mensagem super legal e quer enviá-la para 2 amigos pela internet. Suponha que cada um dos 2 amigos também encaminhe essa mensagem a outras 2 pessoas e cada uma dessas pessoas encaminhe para outras 2. Como podemos calcular o alcance dessa mensagem?

Observe que para resolver essa situação iremos multiplicar o número 2 por ele mesmo 3 vezes:

2 . 2 . 2

Chegamos a uma multiplicação na qual os fatores são idênticos, e quando isso ocorre, realizamos a operação matemática conhecida como potenciação. Podemos representar da seguinte forma:

2 . 2 . 2 = 23

O número que será multiplicado chamamos de base e o número que escrevemos pequeno sobrescrito à base, indicando quantas vezes a base será multiplicada, chamamos de expoente, nesse caso a base é o 2 e o expoente é o 3.

Leitura:

A leitura das potências varia de acordo com o expoente:

Expoente 2: Elevado ao quadrado.

52 = cinco elevado ao quadrado

Expoente 3: Elevado ao cubo.

83 = oito elevado ao cubo

Expoente 4: Elevado à quarta potência.

34 = três elevado à quarta potência

Expoente 5: à quinta potência.

25 = dois elevado à quinta potência

Cálculo de potências: Para calcular potências basta multiplicar o número que é a base por ele mesmo de acordo com o valor indicado pelo expoente.

32 = 3 . 3 = 9

43 = 4 . 4 . 4 = 64

104 = 10 . 10 . 10 . 10 = 10000

Agora que você , que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?


QUESTÃO 1

Um botânico está estudando uma que a cada semana ela cresce o dobro da altura da semana anterior. Inicialmente, a planta tem 2 centímetros de altura, então após 4 semanas ela medirá

(A) 16 cm

(B) 32 cm

(C) 64 cm

(D) 128 cm

QUESTÃO 2

Aline quer economizar dinheiro e começou guardando 3 reais. Ela pretende juntar o triplo dessa quantidade a cada dia durante 5 dias. Ao final desse período ela terá

(A) 9 reais.

(B) 27 reais.

(C) 81 reais.

(D) 243 reais.

QUESTÃO 3

Em um lago, há 4 patinhos. Cada semana, o número de patinhos dobra. Após 6 semanas, quantos patinhos você terá no lago?

QUESTÃO 4

Pedro tem 2 gavetas de roupas, cada uma com 2 caixas, e cada caixa com 2 camisetas, quantas camisetas ele possui em todas as gavetas?

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF06MA03-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam cálculos (fatos do cotidiano), mentais ou escritos, exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
(EF06MA03-B) Analisar e elaborar problemas que envolvam cálculos, mentais ou escritos, exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 1° Bimestre; Goiânia, 2023. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2023.