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Matemática – Decomposição de escritas numéricas

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


Decomposição de escritas numéricas envolvendo adição e subtração

Vamos imaginar que temos algumas unidades, representadas por bolinhas. A cada dez dessas bolinhas, podemos fazer uma troca mágica e transformá-las em uma dezena. E a cada dez dessas dezenas, podemos trocar novamente e formar uma centena. Assim, vamos construindo nossos números, unidade por unidade.

Por exemplo, se tivermos 37 bolinhas, podemos trocar três conjuntos de dez por três dezenas, restando sete bolinhas. Estamos compondo o número 37 usando dezenas e unidades.

A decomposição é o processo inverso. Em termos simples, decompor um número significa quebrá-lo em partes menores, revelando seus componentes individuais. É como desmontar um brinquedo para entender como ele funciona. Estamos prestes a desmontar nossos números para descobrir seus segredos!

Imagine que temos a adição 43 + 32. 

43 = 40 + 3

32 = 30 + 2

Então, 40 + 30 = 70 e 3 + 2= 5. 70 + 5 = 75.

Logo, 43 + 32 = 75

Agora temos uma subtração, 257 – 135

257 = 200 + 50 + 7

135 = 100 + 30 – 5

200 – 100 = 100

50 – 30 = 20

7 – 5 = 2

Fazendo a composição deste número temos: 100 + 20 + 2 = 122.

Então, 257 – 135 = 122

À medida que praticamos a arte da decomposição, percebemos que os números podem ser organizados, rearranjados e compreendidos de maneiras incríveis.


QUESTÃO 1

João tinha um número desconhecido de lápis. Ele deu 15 lápis para seu amigo e comprou mais 22 lápis na papelaria. Se, no final, João ficou com 37 lápis, como podemos expressar essa situação?

QUESTÃO 2

Ana tirou alguns blocos de uma caixa inicial de 64 blocos, e seu irmão colocou mais 18 blocos na caixa. Agora, há 43 blocos na caixa. Escreva como você representaria essa situação, efetuando os cálculos necessários.

QUESTÃO 3

Carlos tinha 28 figurinhas em seu álbum. Ele ganhou mais algumas figurinhas de seu amigo e, em seguida, deu 15 figurinhas para sua irmã. Agora, Carlos tem 42 figurinhas. Ele ganhou de seu amigo
(A) 12 figurinhas
(B) 15 figurinhas
(C) 18 figurinhas
(D) 29 figurinhas

QUESTÃO 4

Lucas tinha uma quantia desconhecida de dinheiro. Ele gastou 45 reais comprando brinquedos e depois encontrou 20 reais no bolso de sua mochila. Agora, Lucas tem 55 reais. Lucas tinha inicialmente
(A) 80 reais
(B) 90 reais
(C) 100 reais
(D) 110 reais


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF03MA02-A) Compor e decompor números naturais até quatro ordens por meio de trocas, a cada dez unidades, uma dezena, a cada dez dezenas, uma centena.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 4º Bimestre 2023 – 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.