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Matemática – D33 – Equação do 1° grau

Esta proposta de atividade de Matemática tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN 10) – Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

D33 – Identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema.


Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFrup2DG5E/LjUfMctUj3kJeA4-4smNcQ/edit?utm_content=DAFrup2DG5E&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> último acesso em 03 de outubro de 2023.

As equações do 1° grau são uma ferramenta poderosa para resolver problemas em diversas áreas, desde a matemática básica até a física e a engenharia. Mas você sabia que o estudo das equações acontece a mais de 4000 anos atrás?

Os antigos egípcios já utilizavam equações do 1° grau para resolver problemas de matemática e de engenharia. Para resolver um problema matemático, os egípcios usavam uma série de símbolos e operações matemáticas que hoje em dia reconhecemos como equações do 1° grau.

Com o passar dos séculos, a matemática evoluiu e se tornou cada vez mais complexa. Mas a importância das equações do 1° grau nunca diminuiu. Na verdade, elas continuam a ser uma das ferramentas matemáticas mais importantes e úteis para resolver problemas do dia a dia.

Por exemplo, imagine que você precise calcular quanto vai gastar para encher o tanque do seu carro. Se você sabe que o preço do litro de gasolina é de R$ 4,50 e que o tanque do seu carro tem capacidade para 50 litros, basta usar uma equação do 1° grau para descobrir o valor total que você irá gastar. A equação seria: 4,50x = 225, onde x representa o número de litros que você irá colocar no tanque.

Resolução de equações do 1° grau:

Para resolver equações do 1° grau, vamos usar operações inversas com o objetivo de isolar a incógnita em um dos membros da equação. Veja o exemplo:

1°) Como o elemento desconhecido é o valor de cada calça, vamos representar usando a letra “x”.

2°) Por se tratar de duas calças, teremos que escrever “2x”.

3°) Como faltavam 26 para 42, a equação será:  2x – 26 = 42.

Podemos concluir que o valor de cada calça é 34 reais.

Em resumo, as equações do 1° grau são uma ferramenta poderosa para resolver problemas do dia a dia, tanto na matemática quanto em outras áreas. E mesmo que elas tenham sido utilizadas há milênios, sua importância e utilidade continuam sendo relevantes e atuais.

Assista à videoaula da professora Priscilla Nascimento com essa temática:

Portal Conexão Escola – Videoaula 2 – Matemática – D33 – Equações do 1° grau – 9º Ano – Disponível em: <https://youtu.be/hDX00lO-aCo> Acesso em: 29, set. 2023

Responda às questões a seguir:


QUESTÃO 1

José comprou alguns lápis por R$ 2,00 cada e gastou um total de R$ 10,00. Qual é a equação que representa essa situação e qual a sua solução?

QUESTÃO 2

Em uma viagem de carro, Janaína gastou R$ 180,00 em gasolina. Nos posto de combustíveis onde ela abasteceu o preço da gasolina era de R$ 4,50 por litro. Escreva uma equação do 1° grau para representar essa situação e resolva-a para calcular quantos litros de gasolina ela gastou.

QUESTÃO 3

Júlio quer comprar camisetas que custam R$ 15,00 cada, e tem um cupom de desconto de R$ 5,00. Ele pretende gastar R$ 100,00 nessa compra. Qual das alternativas representa corretamente a equação que descreve a situação de Júlio e qual é a solução correta para essa equação?

(A) 15x – 5 = 100, x = 7 

(B) 10x – 5 = 100, x = 10 

(C) 15x + 5 = 100, x = 6 

(D) 15x – 5 = 100, x = 8

QUESTÃO 4

Gustavo está economizando dinheiro para comprar um presente que custa R$ 120. Ele tem 40 reais, está economizando R$ 10,00 por semana e quer saber em quantas semanas terá dinheiro suficiente para comprar o presente. Qual a equação que representa corretamente a situação de Gustavo e qual é a solução correta para essa equação?

(A) 10w – 120 = 40, w = 8 

(B) 120 + 10w = 40, w = 7,5 

(C) 10w – 40 = 120, w = 7,5 

(D) 10w + 40 = 120, w = 8

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Descritor:D33 – Identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema.
Habilidades:(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2023. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2023.