You are currently viewing Matemática – Consumo ético consciente e responsável

Matemática – Consumo ético consciente e responsável

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Consumo ético, consciente e responsável

O consumo ético, consciente e responsável é uma prática importante para reduzir os impactos ambientais e sociais causados pelo consumo desenfreado e sem critérios. Essa prática envolve não apenas a escolha de produtos e serviços sustentáveis, mas também o uso consciente dos recursos naturais e a redução do desperdício.

Avaliar as necessidades reais: antes de comprar um produto ou serviço, é importante avaliar se ele é realmente necessário e se pode ser substituído por opções mais sustentáveis.

Escolher produtos e serviços sustentáveis: opte por produtos e serviços que sejam produzidos com materiais sustentáveis, que tenham certificações de responsabilidade social e ambiental, que sejam duráveis e que tenham menor impacto ambiental.

Informar-se sobre a origem dos produtos: busque informações sobre a origem dos produtos e serviços que consome, como a forma de produção, o tratamento dado aos trabalhadores envolvidos na produção e o impacto ambiental causado.

Para fazer o consumo ético, consciente e responsável é preciso conhecer bem alguns aspectos que envolvem compra e venda, assim você estará preparado para realizar boas escolhas. Entenda alguns conceitos que ajudarão você a entender como funciona o processo de compra e venda:

Troco – dinheiro devolvido pelo vendedor ao comprador que pagou o produto com um valor maior que o combinado.

Parcela – cada parte do valor total.

Prazo – se refere ao período de tempo que leva para pagar, receber ou juntar um valor.

Acréscimo – valor acrescentado ao valor inicial do produto, muitas vezes chamado de ‘juros’.

Desconto – valor abatido ou diminuído do valor principal.

Imagem criada no Canva

O consumo ético, consciente e responsável é uma prática que deve ser incentivada e adotada por todos, contribuindo para um mundo mais sustentável e equilibrado.

QUESTÃO 1

Uma loja de calçados está oferecendo um parcelamento em 5 vezes iguais, sem acréscimo. Se um sapato custa R$ 250,00, qual será o valor de cada parcela?

a) R$ 30,00
b) R$ 25,00
c) R$ 45,00
d) R$ 50,00

QUESTÃO 2

Um cliente comprou 3 produtos que custam R$ 15,00, R$ 20,00 e R$ 35,00 e pagou com uma nota de R$ 100,00. Qual é o valor do troco?
a) R$ 70,00
b) R$ 30,00
c) R$ 50,00
d) R$ 35,00

QUESTÃO 3

João emprestou R$ 90,00 para seu amigo Pedro, com uma condição: o amigo pode pagar o valor na quantidade de parcelas que ele achar melhor, mas em cada parcela haverá um acréscimo de R$ 5,00. Se Pedro pagar o empréstimo em 3 meses, qual será o valor total que ele terá que pagar?

QUESTÃO 4

Em uma loja de roupas, uma calça jeans custa R$ 120,00. A loja está oferecendo um desconto onde a segunda peça sai pela metade do preço. Qual o valor da segunda peça e do desconto?

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF04MA25-C) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2023- 4º Ano/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.