You are currently viewing Matemática – Construindo conceitos com grandezas e medidas

Matemática – Construindo conceitos com grandezas e medidas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


CONSTRUINDO CONCEITOS COM GRANDEZAS E MEDIDAS

MEDINDO COMPRIMENTOS:

VAMOS COMEÇAR FALANDO SOBRE COMPRIMENTOS. QUANDO QUEREMOS SABER O TAMANHO DE ALGO, USAMOS CENTÍMETROS E METROS. OS CENTÍMETROS SÃO PEQUENININHOS, COMO OS PASSINHOS QUE DAMOS, ENQUANTO OS METROS SÃO MAIORES, COMO A ALTURA DE UM ADULTO. VAMOS IMAGINAR QUE ESTAMOS EXPLORANDO O MUNDO DOS INSETOS E QUEREMOS MEDIR O TAMANHO DE UMA JOANINHA. USAREMOS CENTÍMETROS PARA ISSO, CONTANDO QUANTOS CENTÍMETROS ELA TEM.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

PESANDO COM GRAMAS E QUILOGRAMAS:

AGORA, VAMOS FALAR SOBRE PESO. QUANDO QUEREMOS SABER O QUANTO ALGO PESA, USAMOS GRAMAS E QUILOGRAMAS. AS GRAMAS SÃO BEM LEVINHAS, COMO UM PACOTINHO DE BOLACHAS, ENQUANTO OS QUILOGRAMAS SÃO MAIS PESADOS, COMO UMA MELANCIA SUCULENTA. SE QUEREMOS SABER O PESO DE UMA CESTA DE FRUTAS, USAREMOS QUILOGRAMAS.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

DESCOBRINDO AS MEDIDAS DE CAPACIDADE:

VAMOS IMAGINAR QUE QUEREMOS FAZER UMA FESTA COM SUCO DE FRUTAS DELICIOSO. PARA SABER QUANTO SUCO PRECISAMOS, USAMOS MEDIDAS DE CAPACIDADE, EM LITROS E MILILITROS. LITROS SÃO PARA GRANDES QUANTIDADES, COMO UMA GARRAFA DE SUCO E MILILITROS SÃO PARA COISAS PEQUENINAS, COMO UM COPINHO DE XAROPE. ASSIM, PODEMOS GARANTIR QUE TODOS TENHAM UM GOLE REFRESCANTE.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

A VIAGEM NO TEMPO:

AGORA, VAMOS VIAJAR NO TEMPO! NÃO LITERALMENTE, CLARO, MAS QUANDO FALAMOS DE TEMPO, PENSAMOS NOS DIAS, MESES E ESTAÇÕES DO ANO. OS DIAS SÃO COMO AS PEÇAS DE UM QUEBRA-CABEÇA QUE FORMAM A SEMANA, OS MESES SÃO COMO CAPÍTULOS DO NOSSO LIVRO CHAMADO ANO E AS ESTAÇÕES SÃO COMO DIFERENTES CENÁRIOS QUE VEMOS DURANTE O ANO. 

IMAGEM CRIADA NO CANVA

ESCOLHENDO O MAIOR E O MENOR:

AH, E NÃO PODEMOS ESQUECER DE FALAR SOBRE MAIOR E MENOR. QUANDO COMPARAMOS DUAS COISAS, UMA É SEMPRE MAIOR OU MENOR QUE A OUTRA. SE ESTAMOS ESCOLHENDO BRINQUEDOS, POR EXEMPLO, PENSAMOS QUAL É O MAIOR E QUAL É O MENOR. 

IMAGEM CRIADA NO CANVA

LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO:

A MATEMÁTICA ME AJUDA A SER UMA PESSOA QUE RESPEITA OS ANIMAIS.

Disponível em: https://cutt.ly/E0zPrOW acesso em 14, abr. 22.

TARTARUGA-VERDE OU ARUANÃ


VOCÊ JÁ VIU UMA TARTARUGA MARINHA? CONHEÇA UM POUCO SOBRE ELA:
NOME POPULAR: TARTATUGA-VERDE OU ARUANÃ
NOME CIENTÍFICO: CHELONIA MYDAS


DESCRIÇÃO: AS TARTARUGAS-VERDES RECEBEM ESSE NOME PORQUE SEU CASCO TEM COR VERDE OU VERDE-ACINZENTADO. ELAS CHEGAM A TER ATÉ 143 CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO CURVILÍNEO DO CASCO. A CABEÇA É PEQUENA E ELAS POSSUEM MANDÍBULA SERRILHADA, QUE FACILITA SUA ALIMENTAÇÃO. GERALMENTE, SUA MASSA PODE CHEGAR A 200 KG.


ALIMENTAÇÃO: O QUE COMEM VARIA AO LONGO DA VIDA DELAS. ENQUANTO JOVENS, ALIMENTAM-SE DE PLANTAS E ORGANISMOS COMO ÁGUAS-VIVAS, CARANGUEJOS, MOLUSCOS E VERMES. QUANDO SEU CASO ATINGE O TAMANHO DE 25 A 35 CENTÍMETROS, TORNAM-SE HERBÍVORAS (PASSAM A SE ALIMENTAR DE VEGETAIS).


REPRODUÇÃO: QUANDO A FÊMEA ESTÁ PRONTA PARA PÔR SEUS OVOS, ELA SAI DA ÁGUA E RASTEJA ATÉ A AREIA, ONDE CAVA POR HORAS. ELA, ENTÃO, COLOCA DE 100 A 200 OVOS E COBRE-OS COM AREIA PARA PROTEGÊ-LOS DO SOL, DO CALOR E DOS PREDADORES. O PERÍODO DE GESTAÇÃO É DE 40 A 72 DIAS, DEPENDENDO DA LOCALIZAÇÃO.


HABITAT: VIVEM EM ÁGUAS COSTEIRAS COM MUITA VEGETAÇÃO, ILHAS OU BAÍAS, ONDE ESTÃO PROTEGIDAS. RARAMENTE SÃO VISTAS EM ALTO MAR.

INFORMAÇÕES OBTIDAS DE: PROJETO TAMAR

A TARTARUGA-VERDE É MUITO AMEAÇADA. ALÉM DOS PREDADORES NATURAIS, ELA ENFRENTA OS HUMANOS. OS CAÇADORES SE ALIMENTAM DE SUA CARNE E USAM SEU CASCO NA FABRICAÇÃO DE BIJUTERIA, COMO BRINCOS, ANÉIS E COLARES. AS DIFICULDADES NÃO PARAM POR AÍ: MUITAS TARTARUGAS SE ENROSCAM ACIDENTALMENTE NAS REDES DOS PESCADORES E MORREM.
PARA AJUDAR A PROTEGER AS TARTARUGAS MARINHAS FOI CRIADO, PELO IBAMA (INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE), O PROJETO TAMAR – O NOME VEM DA COMBINAÇÃO DE LETRAS DO TERMO TARTARUGA MARINHA. ESSE PROJETO TEM COMO PRINCIPAL MISSÃO A PESQUISA, A CONSERVAÇÃO E O MANEJO DAS TARTARUGAS MARINHAS QUE OCORREM NO BRASIL.

QUESTÃO 1

ESCREVA A MEDIDA MÁXIMA DO COMPRIMENTO DO CASCO DE UMA TARTARUGA-VERDE. EXPLIQUE SE ESSA MEDIDA É MAIOR OU MENOR QUE 1 METRO.

QUESTAO 2

OBSERVE QUANTOS DIAS DURA A GESTAÇÃO DE UMA TARTARUGA FÊMEA. PENSANDO NESSE PERÍODO, ANALISE SE ELE É MAIS OU MENOS QUE TRÊS MESES.

QUESTÃO 3

QUANDO VAI SE REPRODUZIR, A TARTARUGA FÊMEA COLOCA

(A) 10 A 20 OVOS
(B) 100 A 200 OVOS
(C) 20 A 30 OVOS
(D) 200 A 300 OVOS

QUESTÃO 4

A MASSA DE UMA TARTARUGA-VERDE É

(A) CERCA DE 1.000 KG
(B) CERCA DE 500 KG
(C) CERCA DE 200 KG
(D) CERCA DE 300 KG


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidade:(EF02MA16-A) Estimar medida de comprimento e comparar com a medida real. 
(EF02MA16-B) Identificar a relação de equivalência entre unidades diferentes, 1m = 100cm, sem regras de transformação de unidades.
(EF03MA22-C) Reconhecer as relações entre os intervalos de tempo e as frações. Exemplo: intervalo de 30 minutos = metade de uma hora; intervalo de 20 minutos = um terço de uma hora; intervalo de 15 minutos = um quarto de uma hora.
(EF03MA19-A) Estimar, medir o comprimento de objetos diversos e identificar quantas vezes a unidade de medida cabe no que está sendo medido, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como metro, centímetro e milímetro, e diversos instrumentos de medida.
(EF03MA19-B) Comparar comprimentos diversos, escolhendo uma unidade e expressando a medição numericamente com a identificação da unidade, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como metro, centímetro e milímetro, e diversos instrumentos de medida.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2022 – 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.
BURITI MAIS MATEMÁTICA, 3º ano, Editora Moderna, 2021.