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Matemática – Compreendendo informações

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.


COMPREENDENDO INFORMAÇÕES: TABELA SIMPLES E GRÁFICO DE COLUNAS

O QUE É UMA TABELA?

UMA TABELA É COMO UMA LISTA ORGANIZADA DE INFORMAÇÕES. IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ CONTANDO OS BRINQUEDOS NA SUA CAIXA. VOCÊ PODE FAZER UMA TABELA LISTANDO CADA TIPO DE BRINQUEDO E QUANTOS DELES VOCÊ TEM.

POR EXEMPLO:

BRINQUEDOQUANTIDADE
CARRINHOS24
BONECAS36
URSINHOS12

O QUE É UM GRÁFICO DE COLUNAS?

UM GRÁFICO DE COLUNAS É COMO UMA TABELA, MAS EM FORMA DE DESENHO! EM VEZ DE APENAS OLHAR PARA NÚMEROS, VOCÊ PODE VER AS INFORMAÇÕES REPRESENTADAS POR COLUNAS COLORIDAS.

POR EXEMPLO, USANDO OS MESMOS DADOS DA TABELA ACIMA, PODEMOS CRIAR UM GRÁFICO DE COLUNAS:

COMO ENTENDER UM GRÁFICO DE COLUNAS?

CADA COLUNA REPRESENTA UMA CATEGORIA (COMO OS TIPOS DE BRINQUEDOS) E A ALTURA DA COLUNA MOSTRA QUANTOS ITENS TEMOS DE CADA CATEGORIA. QUANTO MAIOR A COLUNA, MAIS ITENS TEMOS!

POR QUE TABELAS E GRÁFICOS SÃO IMPORTANTES?

TABELAS E GRÁFICOS NOS AJUDAM A ORGANIZAR INFORMAÇÕES E ENTENDER MELHOR AS COISAS AO NOSSO REDOR. POR EXEMPLO, PODEMOS USAR TABELAS E GRÁFICOS PARA SABER QUAIS BRINQUEDOS SÃO MAIS POPULARES ENTRE OS NOSSOS AMIGOS OU PARA DESCOBRIR QUAIS ALIMENTOS GOSTAMOS MAIS EM UMA PESQUISA DE SABORES.


QUESTÃO 1

OBSERVE O GRÁFICO DE COLUNAS QUE MOSTRA A PREFERÊNCIA DE PASSATEMPO DAS CRIANÇAS DO BAIRRO ONDE JEFERSON MORA:

Points scored

DESCREVA AS AFIRMAÇÕES QUE PODEM SER FEITAS A RESPEITO DA QUANTIDADE DE VOTOS OBTIDA PELO PASSATEMPO “JOGAR VIDEOGAME” EM RELAÇÃO AO PASSATEMPO “LER”. ESPECIFIQUE QUAL DESTES PASSATEMPOS OBTEVE MENOR QUANTIDADE DE VOTOS E COMO CHEGOU A TAL CONCLUSÃO

QUESTÃO 2

OBSERVE O GRÁFICO DE BARRAS QUE A PROFESSORA ANA FEZ DEPOIS DE UMA PESQUISA COM SEUS ALUNOS E COMPLETE A TABELA.

QUESTÃO 3

NA TABELA ABAIXO, ESTÃO LISTADOS OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO DE ALGUMAS CRIANÇAS:

CRIANÇAANIMAL DE ESTIMAÇÃO
ANACACHORRO
JOÃOGATO
MARIAPEIXE
PEDROCALOPSITA

O ANIMAL PREFERIDO DE JOÃO É A/O

(A) CALOPSITA.
(B) PEIXE.
(C) GATO.
(D) CACHORRO.

QUESTÃO 4

OBSERVE NOVAMENTE O GRÁFICO FEITO PELA PROFESSORA ANA:

Points scored

A BRINCADEIRA PREFERIDA DOS ALUNOS É

(A) CABRA-CEGA.
(B) PEGA-PEGA.
(C) PETECA.
(D) AMARELINHA.


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
(EF02MA22-A) Ler e interpretar informações apresentadas em tabelas simples e gráficos de colunas ou barras em contextos diversos.(EF02MA22-D) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima e seus desdobramentos.
(EF02MA22-C) Construir uma tabela de um gráfico e vice-versa, em situações do cotidiano.
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 2º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. BURITI MAIS MATEMÁTICA, 2º ano, Editora Moderna, 2021.Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.