You are currently viewing MATEMÁTICA – Composição e decomposição de números racionais

MATEMÁTICA – Composição e decomposição de números racionais

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Disponível em: <Ábaco Ferramentas De Computação – Foto gratuita no Pixabay – Pixabay>- último acesso em 27 de abril de 2023.

Composição e decomposição de números racionais

A composição e decomposição de números racionais é importante, pois permite compreender melhor o valor do número e realizar operações matemáticas mais precisas. Esse processo pode ser usado na resolução de problemas envolvendo matemática financeira, unidades de medida de massa, de comprimento, temperatura, etc.

Lembre-se que, os números racionais são aqueles que podem ser escritos na forma fracionária, em que o numerador e o denominador são números inteiros e o denominador é diferente de zero. Então eles também são formados por partes, assim como os números naturais.

Compor um número racional  na matemática significa juntar as partes desse número, tanto as partes inteiras: suas unidades, dezenas, centenas, etc, quanto as partes decimais: décimos, centésimos, milésimos entre outras.

Já a decomposição de números racionais é o processo da separação de um número em partes menores. Sendo que para decompor um número racional na forma decimal, também devemos identificar o valor de cada algarismo em relação à sua posição na representação.

Exemplo 1: Vamos compor um número com 3 unidades inteiras, 4 décimos e 2 centésimos:

Exemplo 2: Em uma corrida realizada durante os jogos internos da escola Alice ficou em primeiro lugar tendo percorrido o trajeto em  2 minutos e 8 milésimos, o segundo colocado foi Luís, que percorreu o mesmo trajeto em 3 minutos e 5 milésimos. Escreva o número decimal que corresponde à diferença de tempo entre Luís e Alice nesta corrida.

• Alice:
  • Luís:
  • Cálculo da diferença:

Resposta: A diferença de tempo entre Luís e Alice foi de 0,997 minutos.

Exemplo 3: Caso o número esteja na forma fracionária devemos dividir o numerador pelo denominador para encontrar a representação decimal antes de decompor. Para decompor o número 3/2, por exemplo, faremos 3 : 2 = 1,5. Logo a decomposição será:

Agora que você já compreende a composição e decomposição de números racionais, que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?

QUESTÃO 1

O tanque de combustível de uma moto tem capacidade para 12,5 litros. Esse número corresponde a

a) 12 dezenas e 5 unidades.

b) 1 dezena, 2 unidades e 5 décimos.

c) 1 centena, 2 dezenas e 5 unidades.

d) 10 dezenas, 2 unidades e 5 décimos.

QUESTÃO 2

A turma de João decidiu fazer uma festa junina e arrecadou dinheiro para comprar os ingredientes. Eles arrecadaram R$ 850,50.Faça a decomposição desse número em reais, dezenas de reais, centavos e décimos de centavo.

QUESTÃO 3

Uma fábrica de parafusos produziu um lote de peças com peso total de 3,695 kg. Faça a decomposição desse peso em quilogramas e gramas.

QUESTÃO 4

Joana fez dois furos na parede para pendurar um quadro. Ela usou uma furadeira com uma broca de 6 mm que equivalem a 0,6 cm. Esse valor corresponde a

a) 6 centésimos de centímetro.

b) 60 décimos de centímetro.

c) 6 milésimos de centímetro.

d) 6 décimos de centímetro.

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF06MA02-F) Compor e decompor números naturais e números racionais em sua representação decimal.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 1° Bimestre; Goiânia, 2023.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2023.