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MATEMÁTICA – Composição e decomposição de números naturais

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.


Ábaco. Disponível em: <Escola Ábaco Contar – Foto gratuita no Pixabay>- último acesso em 27 de abril de 2023.

Composição e decomposição de números naturais

Compor e decompor números é um processo fundamental na matemática, afinal, facilita a compreensão dos números e ajuda a realizar as operações matemáticas. 

A palavra compor significa construir ou formar algo a partir de suas partes ou elementos. Dentro da matemática, compor um número é reunir suas unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar, dezenas de milhar, etc, para formar o valor total. 

Já decompor, significa separar, então, a decomposição de números é o processo da divisão de um número em unidades menores, como unidades, dezenas, centenas e assim por diante. 

Tanto a composição como a decomposição são úteis em muitas áreas da matemática, como álgebra, geometria, estatística e cálculo. 

Uma das formas de compreender a composição e decomposição de um número natural, é usando o QVL (quadro valor de lugar). Esse quadro facilita a percepção do valor de cada algarismo de acordo com a posição que ele ocupa no quadro, já que o sistema de numeração que usamos é posicional, ou seja o valor de cada algarismo depende da posição que ele ocupa.

Veja alguns exemplos de como representar  números usando o QVL:

Exemplo 1: Vamos representar o número 4.582, observando que o algarismo 2 ocupa a posição das unidades simples, o algarismo 8 ocupa a posição das centenas, o 5 a das centenas e o algarismo 4 está nas unidades de milhar:

Exemplo 2: Vamos representar o número 23.679:

Exemplo 3: Também podemos compor e decompor números sem usar o QVL, veja como compor o número formado por 2 centenas, 5 dezenas e 8 unidades:

Logo, fazendo 200 + 50 + 8 estaremos compondo o número 258. 

Exemplo 4: Agora vamos decompor o número 437:

Primeiro precisamos identificar o valor posicional de cada algarismo. No número 437 o algarismo 4 está na posição das centenas, o algarismo 3 está na posição das dezenas e o algarismo 7 está na posição das unidades. Então a decomposição desse número é:

Então, a composição e decomposição dos números, são processos fundamentais no aprendizado da matemática por permitir compreender de forma detalhada a estrutura dos números facilitando a realização das operações matemáticas e a resolução de problemas diversos.

Agora que você já compreende a composição e decomposição de números naturais, que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?


QUESTÃO 1

A turma de Ana realizou uma campanha de arrecadação de alimentos para doar a uma instituição de caridade. Eles conseguiram arrecadar 485 kg de alimentos. Ana ficou responsável por organizar os alimentos em pacotes com 5 kg cada um.

a) Quantos pacotes Ana precisará fazer? Qual a decomposição desse número?

b) Se Ana quisesse fazer pacotes com 10 kg de alimentos cada um, quantos pacotes ela precisaria fazer? Qual a decomposição desse número?

QUESTÃO 2

Uma pizzaria vendeu 512 pizzas em uma semana. Se, dessas pizzas, 130 foram de muçarela e as demais foram de calabresa, a quantidade de pizzas de calabresa que foram vendidas naquela semana corresponde a

(A) 4 centenas e 8 dezenas 

(B) 3 centenas, 8 dezenas e 2 unidades.

(C) 3 dezenas e 82 unidades.

(D) 3 dezenas, 8 centenas e 2 unidades.

QUESTÃO 3

A capacidade de uma carreta tanque é de 34.560 litros. Esse número corresponde a

(A) 3 dezenas de milhar + 4 unidades de milhar + 5 centenas + 6 dezenas 

(B) 3 dezenas + 4 unidades + 5 centenas + 6 unidades 

(C) 3 centenas de milhar + 4 unidades de milhar + 5 centenas + 6 dezenas 

(D) 3 dezenas de milhar + 4 centenas de milhar + 5 centenas + 6 unidades 

QUESTÃO 4

João olhou em sua carteira e notou que tinha três notas de cem reais, uma nota de cinquenta reais, duas de dez reais e uma de dois reais. Faça a composição desse número para escrever o total de dinheiro que ele tinha na carteira.

Autoria:Priscilla Nascimento Dias
Formação:Matemática e Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF06MA02-F) Compor e decompor números naturais e números racionais em sua representação decimal.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2023. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2023.