You are currently viewing Matemática – Comparação e ordenação de frações

Matemática – Comparação e ordenação de frações

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFkmgtyyLg/sP29Zv6YzStsUim0MqwHJA/edit?utm_content=DAFkmgtyyLg&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton>- último acesso em 31 de maio de 2023.

As frações são utilizadas para representar números não inteiros, para descrever partes de um todo, para representar divisões e razões. Observe:

Imagem do arquivo pessoal

Comparação de frações com denominadores iguais:

Ao comparar frações que tenham o mesmo denominador, estamos comparando a quantidade de partes com relação ao todo. Então, a fração com numerador maior representa uma quantidade maior de partes. Vamos comparar as frações 1/4 e 3/4 para verificar qual é a maior:

1/4 = 1 parte de 4

3/4 = 3 partes de 4

Imagem do arquivo pessoal

Como a fração 3/4 representa uma quantidade maior de partes, então 3/4 é maior do que 1/4.

Comparação de frações com denominadores diferentes: Nesse caso, podemos comparar de duas formas:

1°) Escrevendo frações equivalentes para que os denominadores fiquem iguais:

Vamos comparar as frações 2/3 e 3/4:

Como o múltiplo comum de 3 e 4 é 12, então temos que escrever frações equivalentes a 2/3 e a 3/4 que tenham denominador 12:

Imagem do arquivo pessoal

Podemos concluir que 3/4 é maior que 2/3.

2°) Podemos comparar frações com denominadores diferentes efetuando a divisão do numerador pelo denominador em ambas as frações. Vamos comparar 5/8 com 4/5: Efetuando a divisão de 5 por 8 obtemos o número decimal 0,625. Dividindo 4 por 5 o resultado será 0,8. Como 0,8 é maior do que 0,625, podemos concluir que a fração 4/5 é maior do que 5/8.

Agora que você estudou sobre comparação e ordenação de frações, que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?

QUESTÃO 1

Ao realizar uma avaliação bimestral, Vitor acertou 3/8 das questões, seu amigo Felipe acertou 5/7 e Amanda acertou 7/9. Então podemos afirmar que:

(A) Felipe acertou mais questões do que Amanda e Vitor.

(B) Vitor acertou mais questões do que Felipe e menos do que Amanda.

(C) Amanda foi a que mais acertou questões entre os três.

(D) Vitor acertou mais questões do que Felipe e Amanda.

QUESTÃO 2

Em uma competição de natação, três nadadores, Pedro, Ana e Marcos, estão competindo em diferentes provas de estilos diferentes. Pedro nadou 3/4 da distância total da prova, Ana nadou 5/8 da distância total e Marcos nadou 2/3 da distância total. Podemos então afirmar que:

(A) Pedro nadou uma distância maior.

(B) Ana nadou por uma distância maior.

(C) Marcos nadou uma distância maior.

(D) Os três nadaram a mesma distância.

QUESTÃO 3

O pai de Mateus e Ana decidiu premiá-los de acordo com o desempenho escolar de cada um. Ele separou uma quantia de dinheiro e deu 1/6 para Mateus e 2/11 para Ana. Qual dos dois irmãos recebeu uma quantidade de dinheiro maior?

QUESTÃO 4

Em um concurso de sorvete, uma votação foi realizada para escolher o sabor preferido. Dos votos recebidos, 3/5 foram para sorvete de chocolate e 2/7 foram para sorvete de baunilha. Qual sabor recebeu mais votos?

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF07MA08) Comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 1° Bimestre; Goiânia, 2023.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2023.