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Matemática- Círculo e circunferência

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Podemos observar círculos e circunferências em diversos objetos do nosso cotidiano, como pneus, anéis, pizza, entre outros. A circunferência é formada por todos os pontos equidistantes ao ponto central do espaço vazio delimitado por ela. Já o círculo é formado pela circunferência e pela superfície interna totalmente preenchida.

Assista a videoaula abaixo da professora Priscilla com essa temática.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: <Quebra-Cabeça Matemática Lógica – Gráfico vetorial grátis no Pixabay> Acesso em 15 de outubro de 2022.

Questão 1

Uma pizzaria vende dois tamanhos de pizza. A menor tem o raio igual a 15 cm e a maior tem o raio igual a 20 cm. Qual é a diferença entre as áreas dessas pizzas?

Disponível em: <Americano Bacon Pão – Foto gratuita no Pixabay> Acesso em 08 de novembro de 2022.

Questão 2

Mariana vai fazer guirlandas de Natal usando festão. Ela pretende fazê-las com 50 cm de diâmetro. Responda:

  1.  Quantos centímetros de festão ela precisará para fazer uma guirlanda? (Use pi = 3,14)
  2. Se ela for fazer 12 guirlandas como essa precisará de quantos metros de guirlanda?

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-8o-ano/

Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF07MA33) Estabelecer o número π como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
(EF08MA19) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.