You are currently viewing Matemática – Formas em observação

Matemática – Formas em observação

Olá, educando (a)! Está videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 05 de Março de 2021 (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

E aí moçada, bora prestar atenção na aula da Professora Jussarinha, porque hoje nossa aula é de matemática. Vamos analisar e comparar algumas figuras espaciais, a Geometria é a área da Matemática que estuda as formas. Formas geométricas são os formatos do que observamos…. Então bora aprender.

Temática – Características das figuras planas e não planas, Poliedros e Corpos redondos. Disponível em: <https://pixabay.com/>.

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Características das figuras planas e não planas, Poliedros e Corpos redondos.


AGRUPAMENTO E | 5º ANO | CICLO DA INFÂNCIA | MATEMÁTICA | PROFª JUSSARA

As forma geométricas: Polígonos

As formas planas podem ser classificadas em Polígonos e não polígonos. Vamos falar um pouco sobre os polígonos. Polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam. O polígono é constituído por todos os pontos no interior dessa linha. Isso faz com que possamos compreender porque um círculo ou um cone não são polígonos.  Agora observe as características que faz com que um polígono seja regular:

Os polígonos regulares têm as seguintes propriedades:

* A amplitude de cada ângulo externo, pode ser calculada dividindo 360º pelo número de lados;

* Se o número de lados for ímpar, então nenhuma das suas diagonais passa pelo centro do polígono;

* Se o número de lados for par, então o número de diagonais que passam pelo centro do polígono é igual a metade do número de lados.

Observe que todas as figuras possuem a mesma medida de seus lados e de seus ângulos:

Os polígonos recebem os nomes conforme o número de lados que apresentam. Assim, temos:

* 3 lados – Triângulo

* 4 lados – Quadrilátero

* 5 lados – Pentágono

* 6 lados – Hexágono

* 7 lados – Heptágono

* 8 lados – Octógono

* 9 lados – Eneágono

* 10 lados – Decágono

* 12 lados – Dodecágono

* 20 lados – Icoságono

Existem também os corpos redondos, que são os não poliedros, que apresentam superfícies arredondadas.

São exemplos de corpos redondos: Esfera, Cone, Cilindro, Prisma e Pirâmide.

Os não polígonos

Nem todas as figuras planas podem ser classificadas como polígonos, sendo assim as conhecemos como não polígonos. Para não ser um polígono, basta não satisfazer uma das características da sua definição, por exemplo: se a figura plana tem curvas ou se os segmentos se cruzam ou então se a figura não for fechada, ela não será um polígono. Círculos e setores circulares são exemplos de não polígonos bastante presentes em nossa realidade. Observe a imagem:

Figuras como a circunferência e o setor circular são tão estudadas quanto os polígonos, com estudo de seus elementos e suas propriedades. Já figuras não fechadas ou cujos segmentos interceptam-se são menos presentes nos estudos da geometria plana.

Veja a imagem da Tela de Luciana Machado, e explique quantas formas geométricas tem nela. Vemos quadrados, triângulos, losangos, semicírculos, retângulos.

Fonte: Cacique Raul Hawakat / Óleo sobre tela / 50 x 50 cm / Luciana Machado/ 2019. Disponível em:<https://www.facebook.com/luciana.machadomoraislopes.7>. Acesso em: 02 de Fevereiro de 2021.

Agora, observe esta tirinha: Você consegue fazer uma pirâmide?

Fonte: Humor com ciência. Disponível em: <https://www.humorcomciencia.com/tirinhas/>. Acesso em: 04 de Fevereiro de 2021.

Relembrando a aula – E aí moçada, nesta aula de matemática, hoje nós aprendemos um pouquinho mais sobre a Geometria, que é a área da Matemática que estuda as formas. Formas geométricas são os formatos do que observamos à nossa volta. Vimos os polígonos, os não polígonos e os corpos redondos. Deixo aqui um  desafio para você … Construa uma pirâmide. Mas, cuidado, não vá empilhar nada que seja de vidro, evitem acidentes de galerinha.

Atividade

Questão 1. Mais cedo, mostrei para vocês algumas figuras geométricas e uma pintura com essas figuras. Agora é a sua vez, faça um desenho usando as seguintes formas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo. Capriche hein…

Beijos da Professora Jussarinha pra todos vocês. Tiauzinho pessoal.


Habilidade estruturante 
(EF05MA16-D) Associar figuras espaciais a suas planificações, prismas, pirâmides, cilindros e cones, bem como analisar, nomear e comparar seus atributos, em um contexto significativo, com estímulos visuais.
Referências: Site Toda Matéria. Formas Geométricas. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/formas-geometricas/ Acesso em 10 de Fevereiro de 2021.
Cacique Raul Hawakat / Óleo sobre tela / 50 x 50 cm / Luciana Machado/ 2019. Disponível em: https://www.facebook.com/luciana.machadomoraislopes.7  Acesso em 08 de Fevereiro de 2021.
RIBEIRO, Paulo Vinícius. Matemática: Polígonos. Vol. 3. São Paulo: Bernoulli.