You are currently viewing MATEMÁTICA – Calculando tempos e massas

MATEMÁTICA – Calculando tempos e massas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

AS MEDIDAS DE TEMPO SURGIRAM PARA ATENDER A DIVERSAS NECESSIDADES DOS SERES HUMANOS. ATUALMENTE, MEDIR O TEMPO CONTINUA SENDO UMA TAREFA IMPORTANTE E, POR ISSO, SURGIRAM RELÓGIOS ANALÓGICOS E CALENDÁRIOS. AS MEDIDAS DE MASSA TAMBÉM SURGIRAM PARA AJUDAR AS PESSOAS NAS TAREFAS DO DIA A DIA.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: https://cutt.ly/YXQ8atc acesso em 25, jul. 22.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – Matemática – 2º Ano – 3º Bim – Videoaula 2 – Calculando Tempo e Massas

QUESTÃO 1

OBSERVE O HORÁRIO QUE JOÃO DEVE CHEGAR NA ESCOLA:

JOÃO CHEGOU 15 MINUTOS ATRASADO. QUE HORAS ELE CHEGOU NA ESCOLA?

LEIA AS PALAVRAS E REESCREVA AS QUE REPRESENTAM PRODUTOS COMPRADOS POR QUILO (KG) OU SEUS DERIVADOS.

LEITE          AÇÚCAR          FARINHA          ÓLEO          ARROZ          FEIJÃO

REFRIGERANTE          BISCOITO          BATATA          GASOLINA          MAÇÃ

QUESTÃO 2

OBSERVE:

Disponível em: https://cutt.ly/6XQ4bk3  acesso em 25, jul. 22.

QUEM PESA MENOS? ________________

QUEM PESA MAIS? __________________

KARLA E ALICE PESAM JUNTAS QUANTOS QUILOS? ______________

LUIZ E DAVI PESAM JUNTOS QUANTOS QUILOS? ______________

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 2º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)

Componente CurricularMATEMÁTICA
Habilidade(EF01MA07) Compor e decompor números de duas ou mais ordens, por meio de diferentes adições e subtrações, com ou sem o uso de material manipulável, contribuindo para a compreensão do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.
(EF01MA16-A) Relatar uma sequência de acontecimentos relativos a um dia em linguagem verbal ou não verbal, utilizando esquemas, desenhos e números com sentido de ordem, como primeiro, segundo, bem como a descrição: primeiro, me levantei; depois, me arrumei; às 7h saí para a escola.
(EF01MA17-A) Reconhecer e relacionar períodos do dia, matutino, vespertino, noturno, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, mural de aniversário, mural do tempo.
(EF02MA19-B) Reconhecer unidades distintas de medida de tempo, como dias, meses, anos, horas, minutos, e instrumentos diversos de medida e marcação temporal, relógios digitais e/ou analógicos
(EF02MA19-C) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo de tempo.
(EF02MA17-A) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medidas não padronizadas, como copos, colheres, xícaras ou padronizadas, como litro, mililitro, grama e quilograma, relacionando litro e mililitro (1l equivale a 1000 ml) e grama e o quilograma (1 kg equivale a 1000 g) em contextos diversos: receitas, capacidade das embalagens, balanças para medir massa de objetos, para analisar o uso de balanças digitais em mercados, medidas de massa e capacidade no cotidiano das pessoas.
(EF02MA17-B) Relacionar as medidas de capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas, como copos, colheres, xícaras ou padronizadas, como litro, mililitro, grama e quilograma, para resolver problemas diversos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.