You are currently viewing Matemática – Brincadeiras infantis e os números

Matemática – Brincadeiras infantis e os números

ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC-GO AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


BRINCADEIRAS INFANTIS E OS NÚMEROS

AS BRINCADEIRAS PODEM SER UMA MANEIRA DIVERTIDA E INTERATIVA DE APRENDER E APRIMORAR SUAS HABILIDADES MATEMÁTICAS.

CONHEÇA ALGUMAS BRINCADEIRAS INFANTIS QUE ENVOLVEM NÚMEROS:

AMARELINHA: NESTA BRINCADEIRA, UMA GRADE DE QUADRADOS É DESENHADA NO CHÃO E NUMERADA DE 1 A 10 (OU MAIS). DEVE-SE SALTAR DE UM QUADRADO PARA OUTRO, SEGUINDO UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA. O OBJETIVO É CHEGAR AO FINAL DO TABULEIRO SEM PISAR NAS LINHAS OU CAIR.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

BINGO: NESTE JOGO, OS JOGADORES RECEBEM CARTELAS COM NÚMEROS ALEATÓRIOS. UM “CHAMADOR” SORTEIA NÚMEROS DE UM RECIPIENTE E OS JOGADORES MARCAM OS NÚMEROS EM SUAS CARTELAS. O PRIMEIRO JOGADOR A PREENCHER SUA CARTELA VENCE.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

JOGO DAS QUATRO OPERAÇÕES: ESTE JOGO AJUDA A PRATICAR ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO. OS JOGADORES LANÇAM DOIS DADOS E EXECUTAM A OPERAÇÃO INDICADA PELOS DADOS.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 2º ano – Brincadeiras infantis e os números”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4mjhnrRzWjM>. Acesso em 03 mar 2022.

QUESTÃO 1

OBSERVE A QUANTIDADE DE CADA FRUTA NA BARRACA E FAÇA AS SOMAS A SEGUIR:

CAJU + ABACAXI = ________

MELANCIA + PÊRA = _________

ABACAXI + MELANCIA = _________

PÊRA + CAJU = __________

ABACAXI + PÊRA= _________

CAJU + MELANCIA = ________

QUESTÃO 2

ENZO SEPAROU ALGUMAS PEÇAS DE SEU JOGO DE DOMINÓ E QUER SABER QUAL A SOMA DOS DOIS LADOS. VAMOS AJUDÁ-LO?ENZO SEPAROU ALGUMAS PEÇAS DE SEU JOGO DE DOMINÓ E QUER SABER QUAL A SOMA DOS DOIS LADOS. VAMOS AJUDÁ-LO?

QUESTÃO 3

LUCAS TEM 7 ANOS E SEU IRMÃO MAIS VELHO TEM 3 ANOS A MAIS QUE ELE. QUANTOS ANOS TEM O IRMÃO DE LUCAS?

(A) 9

(B) 10

(C) 8

(D) 11

QUESTÃO 4

O QUADRO ABAIXO MOSTRA ALGUNS NÚMEROS:

QUAL SEQUÊNCIA MOSTRA ESSES NÚMEROS ESCRITOS NA ORDEM DECRESCENTE, DO MAIOR PARA O MENOR?

(A) 5, 16, 27, 38, 72, 83

(B) 83, 72, 38, 27, 16, 5

(C) 5, 83, 16, 72, 27, 38

(D) 83, 5, 72, 16, 38, 27


AutoriaLucyana Oliveira Borba
FormaçãoPedagogia
Componente CurricularMatemática
Habilidades(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.(EF02MA03-B) Explorar relações de comparação entre coleções de objetos: ser igual, ser maior que, ser menor que, estar entre, ter mais um, ter mais dois. Exemplo: comparar o número 18 com o número 16 em que 16 é dois a menos do que 18 ou que 18 é dois a mais do que 16.(EF02MA05-B) Utilizar sinais convencionais (+, –, =) na escrita de operações de adição e subtração.(EF02MA05-C) Calcular o resultado de adições e de subtrações de números naturais, com recurso ou reserva à ordem superior, utilizando recursos pessoais ou convencionais, e validar os resultados por meio de estimativas ou tecnologias digitais.(EF02MA05-D) Construir fatos básicos da adição e subtração com números menores que 10, como 5 + 2 = 7 e 7 – 2 = 5 e utilizá-los no cálculo mental ou escrito em situações diversas: contagem de pontos em jogos de arremesso, atividades com calculadora e regularidades em resultados de operações.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 1º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.