ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC-GO AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
BRINCADEIRAS INFANTIS E OS NÚMEROS
AS BRINCADEIRAS PODEM SER UMA MANEIRA DIVERTIDA E INTERATIVA DE APRENDER E APRIMORAR SUAS HABILIDADES MATEMÁTICAS.
CONHEÇA ALGUMAS BRINCADEIRAS INFANTIS QUE ENVOLVEM NÚMEROS:
AMARELINHA: NESTA BRINCADEIRA, UMA GRADE DE QUADRADOS É DESENHADA NO CHÃO E NUMERADA DE 1 A 10 (OU MAIS). DEVE-SE SALTAR DE UM QUADRADO PARA OUTRO, SEGUINDO UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA. O OBJETIVO É CHEGAR AO FINAL DO TABULEIRO SEM PISAR NAS LINHAS OU CAIR.
BINGO: NESTE JOGO, OS JOGADORES RECEBEM CARTELAS COM NÚMEROS ALEATÓRIOS. UM “CHAMADOR” SORTEIA NÚMEROS DE UM RECIPIENTE E OS JOGADORES MARCAM OS NÚMEROS EM SUAS CARTELAS. O PRIMEIRO JOGADOR A PREENCHER SUA CARTELA VENCE.
JOGO DAS QUATRO OPERAÇÕES: ESTE JOGO AJUDA A PRATICAR ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO. OS JOGADORES LANÇAM DOIS DADOS E EXECUTAM A OPERAÇÃO INDICADA PELOS DADOS.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
OBSERVE A QUANTIDADE DE CADA FRUTA NA BARRACA E FAÇA AS SOMAS A SEGUIR:
CAJU + ABACAXI = ________
MELANCIA + PÊRA = _________
ABACAXI + MELANCIA = _________
PÊRA + CAJU = __________
ABACAXI + PÊRA= _________
CAJU + MELANCIA = ________
QUESTÃO 2
ENZO SEPAROU ALGUMAS PEÇAS DE SEU JOGO DE DOMINÓ E QUER SABER QUAL A SOMA DOS DOIS LADOS. VAMOS AJUDÁ-LO?ENZO SEPAROU ALGUMAS PEÇAS DE SEU JOGO DE DOMINÓ E QUER SABER QUAL A SOMA DOS DOIS LADOS. VAMOS AJUDÁ-LO?
QUESTÃO 3
LUCAS TEM 7 ANOS E SEU IRMÃO MAIS VELHO TEM 3 ANOS A MAIS QUE ELE. QUANTOS ANOS TEM O IRMÃO DE LUCAS?
(A) 9
(B) 10
(C) 8
(D) 11
QUESTÃO 4
O QUADRO ABAIXO MOSTRA ALGUNS NÚMEROS:
QUAL SEQUÊNCIA MOSTRA ESSES NÚMEROS ESCRITOS NA ORDEM DECRESCENTE, DO MAIOR PARA O MENOR?
(A) 5, 16, 27, 38, 72, 83
(B) 83, 72, 38, 27, 16, 5
(C) 5, 83, 16, 72, 27, 38
(D) 83, 5, 72, 16, 38, 27
Autoria | Lucyana Oliveira Borba |
Formação | Pedagogia |
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.(EF02MA03-B) Explorar relações de comparação entre coleções de objetos: ser igual, ser maior que, ser menor que, estar entre, ter mais um, ter mais dois. Exemplo: comparar o número 18 com o número 16 em que 16 é dois a menos do que 18 ou que 18 é dois a mais do que 16.(EF02MA05-B) Utilizar sinais convencionais (+, –, =) na escrita de operações de adição e subtração.(EF02MA05-C) Calcular o resultado de adições e de subtrações de números naturais, com recurso ou reserva à ordem superior, utilizando recursos pessoais ou convencionais, e validar os resultados por meio de estimativas ou tecnologias digitais.(EF02MA05-D) Construir fatos básicos da adição e subtração com números menores que 10, como 5 + 2 = 7 e 7 – 2 = 5 e utilizá-los no cálculo mental ou escrito em situações diversas: contagem de pontos em jogos de arremesso, atividades com calculadora e regularidades em resultados de operações. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 1º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |