You are currently viewing Matemática – Batalha Naval: Localização e movimentação

Matemática – Batalha Naval: Localização e movimentação

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO

Localização: envolve saber onde se encontra uma pessoa ou objeto em determinado lugar.

Na malha quadriculada utilizamos colunas e linhas (coordenadas) para saber a localização. Veja:

Imagem criada no Canva

Na linha 7 um barco, que ocupa um espaço, está localizado na coluna J e linha 7 = J7

Na linha 10 um barco, que ocupa dois espaços, está localizado nas coordenadas B10 e C10.

Movimentação: tem haver com o entendimento de saber para onde ir.

Imagem criada no Canva

Uma pessoa sai da lanchonete e quer chegar na escola, ao passar pela porta do hospital, deve seguir em frente ou virar?

Para chegar em frente à escola, o caminho mais fácil e rápido é virar logo após passar pelo hospital.

Essas são noções que usamos em nosso dia a dia e na resolução de algumas questões matemáticas.

Interessante! Essas noções são utilizadas até por animais que fazem migração ou precisam mudar de ambiente. Você já pensou, por exemplo, como um gatinho que sai para rua sabe voltar para casa?

QUESTÃO 1

Observe a imagem:

Imagem criada no Canva

Em quais coordenadas a casinha amarela do parquinho está localizada?

QUESTÃO 2

Escreva a coordenada (coluna e linha) que indique a localização de cada objeto:

😍____       🚗____       🌼____       🍅____

ABCD
1😍
2🚗
3🌼
4🍅

QUESTÃO 3

Observe a imagem que retrata ambientes de uma casa, supondo que você está sentado no sofá e quer ir na cozinha, qual movimento deve fazer?

a) Ir para a direita

b) Ir para a esquerda

c) Ir para cima

d) Ir para baixo

QUESTÃO 4

Ainda na casa da questão anterior, agora você está no banheiro e quer ir para o quarto. Qual será sua movimentação?

Imagem criada no Canva

a) Ir para o próximo cômodo à direita

b) Ir dois cômodos à direita

c) Ir para baixo

d) Ir a esquerda

POR LUCYANA OLIVEIRA BORBA

GRADUADA EM PEDAGOGIA

Componente CurricularMATEMÁTICA
Habilidades(EF03MA12-A) Descrever posição, trajetos, mudanças de direção e sentido, oralmente, com uso da linguagem materna e de vocabulário geométrico.
(EF03MA12-B) Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis, com ou sem malhas quadriculadas, maquetes e tecnologias digitais, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência, em situações diversas.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 1º Bimestre 2023- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.