You are currently viewing Matemática – Associação entre razão e fração

Matemática – Associação entre razão e fração

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFy2uDv-48/CBHGUSW842Y29ZT1_QzAmg/edit?utm_content=DAFy2uDv-48&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> último acesso em 30 de outubro de 2023.

A associação entre razão e fração desempenha um papel fundamental na resolução de problemas matemáticos e na compreensão das relações entre quantidades. É uma habilidade essencial que permite expressar a proporção de uma grandeza em relação a outra, e um dos exemplos mais comuns dessa associação é a fração 2/3. Essa fração representa a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza. Vamos explorar em detalhes essa habilidade e sua aplicação em problemas do dia a dia.

Para entender a associação entre razão e fração, é importante, primeiramente, compreender o significado de uma razão. A razão é a comparação entre duas quantidades ou grandezas. Ela expressa a relação entre essas grandezas, indicando quantas vezes uma é maior ou menor do que a outra. Por exemplo, se estamos falando sobre a razão de maçãs para bananas em uma cesta e dizemos que há 2 maçãs para 3 bananas, estamos estabelecendo uma razão de 2 para 3.

A fração, por sua vez, é uma maneira de representar essa razão em forma numérica. No exemplo anterior, a razão 2 para 3 pode ser representada pela fração 2/3. A fração 2/3 indica que, das cinco partes no total (2 maçãs + 3 bananas), duas partes são maçãs e três partes são bananas. Essa fração, 2/3, é uma expressão matemática que traduz a relação entre as duas quantidades.

A aplicação da associação entre razão e fração é vasta e abrange inúmeras situações cotidianas e problemas matemáticos. Veja alguns exemplos:

Receitas e proporções: Ao cozinhar, é comum encontrar receitas que indicam a proporção de ingredientes. Por exemplo, uma receita de bolo pode pedir 2/3 de xícaras de açúcar e 1 xícara de farinha. Isso significa que, para cada parte de açúcar, você precisa de 1,5 partes de farinha.

Divisão de uma quantia em partes iguais: Imagine que você queira dividir R$ 600 entre você e dois amigos de forma justa. A razão de divisão é 1 para 2 (uma parte para você e duas partes para seus amigos), o que pode ser representado pela fração 1/3, 2/3. Assim, você receberá 1/3 do total, o que é equivalente a R$ 200.

Cálculo de porcentagens: Ao calcular porcentagens, você está, na verdade, trabalhando com razões e frações. Por exemplo, se 25% de um grupo é composto por homens, a razão é 1 para 4 (1 parte para homens e 4 partes para o grupo total), que pode ser expressa como 1/4.

Resolução de problemas de proporcionalidade: A associação entre razão e fração é fundamental na resolução de problemas que envolvem proporcionalidade. Por exemplo, se um carro percorre 120 km em 2 horas, a razão de distância para o tempo é 120 para 2, ou 60 para 1, que pode ser representada pela fração 60/1.

Além disso, a associação entre razão e fração é amplamente utilizada em matemática, ciências, economia, engenharia e muitas outras disciplinas. Ela permite uma representação precisa de relações quantitativas e simplifica cálculos e compreensão de conceitos.

Em resumo, a habilidade de utilizar a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza, desempenha um papel crucial em nossa vida cotidiana e na resolução de problemas matemáticos. Essa habilidade nos ajuda a descrever e compreender relações quantitativas de maneira clara e eficaz, tornando-a uma ferramenta valiosa em diversas áreas do conhecimento e da prática.

Agora que você , que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?

QUESTÃO 1

Para fazer um suco, a proporção recomendada de água para concentrado de suco é de 3 partes de água para 1 parte de concentrado. Para fazer 2 litros de suco é necessário usar

(A) 1 litro de água e 1 litro de concentrado.

(B) 1,5 litros de água e 0,5 litro de concentrado.

(C) 1,25 litros de água e 0,75 litro de concentrado.

(D) 1,33 litros de água e 0,67 litro de concentrado.

QUESTÃO 2

Um estudante planeja estudar 2 horas de matemática e 1 hora de ciências todos os dias. A razão entre o tempo de estudo de matemática e o tempo de estudo de ciências é

(A) A razão é 2/3.

(B) A razão é 3/2.

(C) A razão é 1/2.

(D) A razão é 2/1.

QUESTÃO 3

Se um carro percorre 180 km em 2 horas, qual é a razão entre a distância e o tempo? Represente essa razão como uma fração.

QUESTÃO 4

Você vai à feira e compra 3 kg de maçãs e 2 kg de bananas. Qual é a razão entre a quantidade de maçãs e bananas que você comprou?

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF07MA09) Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 1° Bimestre; Goiânia, 2023.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2023.