You are currently viewing Matemática – Área e perímetro de figuras poligonais

Matemática – Área e perímetro de figuras poligonais

Esta atividade de Matemática, tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental

Diagrama, Desenho técnico

Descrição gerada automaticamente

Imagem do arquivo pessoal

Perímetro de figuras planas:

O perímetro de uma figura plana, se refere à medida do contorno dessa figura. Então, no caso de figuras poligonais, podemos calcular somando as medidas dos lados da figura.

O perímetro é uma medida fundamental em diversas situações práticas. Por exemplo, ao construir uma cerca em torno de um terreno retangular, precisamos saber o perímetro para determinar a quantidade de material necessário. Da mesma forma, em um projeto arquitetônico, é importante calcular o perímetro de uma sala para determinar a quantidade de rodapé necessária.

Exemplo 1:

Suponha que temos um quadrado com um lado medindo 5 cm. Como o quadrado possui os quatro lados iguais, para calcular o perímetro desse quadrado, devemos fazer:

Perímetro = 4 x lado

Perímetro = 4 x 5

Perímetro = 20 cm

Exemplo 2:

Considere um retângulo com um lado medindo 8 cm e o outro lado medindo 12 cm. Para calcular o perímetro desse retângulo temos que somar as medidas dos quatro lados. Como o retângulo possui lados opostos com a mesma medida, faremos:

Perímetro = 8 + 8 + 12 + 12

Perímetro = 40 cm

Exemplo 2:

Vamos considerar um triângulo com lados medindo 6 cm, 8 cm e 10 cm. Para calcular o perímetro desse triângulo, basta somar os comprimentos dos três lados. Nesse caso:

Perímetro = 6 cm + 8 cm + 10 cm = 24 cm.

Portanto, o perímetro desse triângulo é de 24 cm.

Área de figuras planas:

O cálculo da área é uma medida essencial em geometria que nos permite determinar a quantidade de espaço ocupado por uma figura plana, ou seja, a superfície que essa figura ocupa.

1. Área do quadrado: O quadrado é uma figura com lados iguais. Para calcular sua área, basta multiplicar lado vezes lado. Se o lado de um quadrado mede “8m”, então sua área será dada por: A = 8 x 8 = 64 m².
  2. Área do retângulo: Para calcular a área de um retângulos devemos multiplicar comprimento pela largura. Então se um retângulo tem comprimento igual 7 cm e e a largura igual a 5 cm, então : A = 7 x 5 = 35 cm²
  3. Área do triângulo: Para calcular a área de um triângulo, multiplicamos a medida da base pelo valor da altura e dividimos por 2. Se a base do triângulo mede “3 cm” e a altura mede “6 cm”, então a área será: A = (3 x 6) / 2 = 9 cm².

Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática.

Sabendo isso, responda a atividade abaixo:

Questão 1

Um terreno de formato retangular tem as medidas especificadas na figura.

Arquivo pessoal

1. Calcule a área desse terreno.
  2. Quantos metros de cerca serão necessários para cercar esse terreno deixando apenas 4 metros para a instalação de um portão?
  3. Metade desse terreno será usado para plantio de árvores frutíferas, quantos metros quadrados serão usados para essa finalidade?

Questão 2

Jéssica pretende fazer um jardim em formato triangular com 5 metros de largura por 8 metros de altura. Quantos metros quadrados de grama ela precisa comprar para preencher toda essa área do jardim?

(A) 40 metros quadrados.

(B) 20 metros quadrados.

(C) 30 metros quadrados.

(D) 10 metros quadrados.

Questão 3

A figura a seguir, típica em um projeto de engenharia mostra a planta baixa de uma quitinete e sua representação em 3D. As medidas do quarto e do banheiro estão especificadas no desenho. Levando em consideração um espaço de aproximadamente 1 metro para as aberturas das portas, responda:

Diagrama, Desenho técnico

Descrição gerada automaticamente

Arquivo pessoal

1. Quantos metros de parede serão construídos ao todo nesse projeto?
  2. Sabendo que cada metro construído terá um custo aproximado de 5 reais, qual será o valor total gasto com as paredes?

Questão 4

Um jardineiro está construindo uma cerca ao redor de um canteiro retangular em seu jardim. O comprimento do canteiro é de 12 metros e a largura é de 6 metros. Qual é o perímetro da cerca que o jardineiro precisa construir?

(A) 18 metros

(B) 24 metros