You are currently viewing Matemática – Análise de resultados possíveis

Matemática – Análise de resultados possíveis

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: https://cutt.ly/d0seesv adaptada, acesso em 15, abr. 22.

Análise de resultados possíveis

A análise de resultados possíveis é como olhar para o futuro imaginando o que pode acontecer. É como quando você joga um jogo de tabuleiro e pensa sobre todas as jogadas que pode fazer e como cada uma delas pode afetar o jogo. No mundo real, a análise de resultados possíveis nos ajuda a tomar decisões melhores.

Como Fazer a Análise de Resultados Possíveis?

Vamos usar um exemplo para entender melhor. Imagine que você está escolhendo uma roupa para usar amanhã. Você olha para o clima e vê que a previsão é de sol, mas também pode chover. Agora, você tem duas opções de roupas: levar um guarda-chuva e vestir roupas leves, ou levar um casaco e usar botas caso chova.

Nessa situação, você está fazendo uma análise de resultados possíveis. Você está pensando no que pode acontecer (sol ou chuva) e tomando decisões com base nesses resultados possíveis.

Exemplos na matemática

Exemplo 1: Imagine que você está jogando um dado de seis lados. Vamos analisar os resultados possíveis e calcular a probabilidade de obter um número par ou ímpar:

Imagem criada no Canva
  • Resultados possíveis: Os números que podem ser obtidos são 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
  • Probabilidade de um número par: Há três números pares (2, 4 e 6) em um total de seis resultados possíveis. A probabilidade de obter um número par é 3/6 ou 1/2.
  • Probabilidade de um número ímpar: Há três números ímpares (1, 3 e 5) em um total de seis resultados possíveis. A probabilidade de obter um número ímpar também é 3/6 ou 1/2.

Exemplo 2: Cartas de um baralho

Vamos considerar um baralho padrão de 52 cartas. Analisaremos a probabilidade de obter um ás ao escolher uma carta aleatoriamente:

• Resultados Possíveis: Há quatro ases no baralho.
  • Probabilidade de obter um ás: A probabilidade de escolher um ás é 4/52, que pode ser simplificado para 1/13.
Imagem criada no Canva

Lembre-se: a análise de resultados possíveis envolve pensar nas diferentes opções e calcular a probabilidade de cada cenário ocorrer. Isso nos ajuda a entender as chances de diferentes resultados e tomar decisões informadas.

Questão 1

Em um jogo, Imagine que estamos planejando um piquenique emocionante no parque. Aqui estão algumas opções de atividades que podemos realizar:

• Jogar bola: Podemos jogar futebol, vôlei ou outra modalidade no campo aberto.
  • Fazer um piquenique: Podemos nos sentar na grama e desfrutar de deliciosos sanduíches e frutas.
  • Caça ao tesouro: Podemos organizar uma caça ao tesouro com pistas e prêmios divertidos.
  • Jogar cartas: Podemos jogar cartas ou outros jogos de tabuleiro.

Agora, sua missão é:

• Escolher uma das atividades acima.
  • Escrever um pequeno parágrafo explicando por que você escolheu essa atividade e como você acha que será divertido.
  • Listar pelo menos dois resultados possíveis para a atividade escolhida. Por exemplo, se você escolheu “Jogar bola”, um resultado possível poderia ser se divertir muito e outro resultado possível poderia ser que a bola fique presa em uma árvore.

Lembre-se de pensar nas diferentes opções e nos possíveis resultados para tomar uma decisão informada. Divirta-se planejando seu piquenique imaginário!

Questão 2

Imagine que você está dentro de um labirinto misterioso cheio de caminhos e segredos. Aqui estão algumas opções de ações que você pode tomar:

• Virar à esquerda: Você decide virar à esquerda no próximo cruzamento.
  • Virar à direita: Você escolhe virar à direita no próximo cruzamento.
  • Continuar em frente: Você decide continuar em frente, seguindo o caminho atual.
  • Voltar: Você decide voltar e seguir pelo caminho de onde veio.

Agora é hora de usar suas habilidades de detetive:

• Escolha uma ação para tomar no labirinto.
  • Escreva um pequeno parágrafo explicando por que você escolheu essa ação e o que você espera encontrar ao longo desse caminho.
  • Liste pelo menos dois resultados possíveis para a ação escolhida. Por exemplo, se você escolheu “Virar à esquerda”, um resultado possível poderia ser encontrar uma sala cheia de tesouros e outro resultado possível poderia ser ficar preso em um beco sem saída.

Questão 3

Você está escolhendo um lanche para o intervalo. Você tem quatro opções: uma maçã, um biscoito, uma barra de chocolate ou uma cenoura. Qual é a probabilidade de você escolher uma fruta?
(A) ¼ (uma chance em quatro)
(B) ½ (uma chance em duas)