Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Análise de resultados possíveis
A análise de resultados possíveis é como olhar para o futuro imaginando o que pode acontecer. É como quando você joga um jogo de tabuleiro e pensa sobre todas as jogadas que pode fazer e como cada uma delas pode afetar o jogo. No mundo real, a análise de resultados possíveis nos ajuda a tomar decisões melhores.
Como Fazer a Análise de Resultados Possíveis?
Vamos usar um exemplo para entender melhor. Imagine que você está escolhendo uma roupa para usar amanhã. Você olha para o clima e vê que a previsão é de sol, mas também pode chover. Agora, você tem duas opções de roupas: levar um guarda-chuva e vestir roupas leves, ou levar um casaco e usar botas caso chova.
Nessa situação, você está fazendo uma análise de resultados possíveis. Você está pensando no que pode acontecer (sol ou chuva) e tomando decisões com base nesses resultados possíveis.
Exemplos na matemática
Exemplo 1: Imagine que você está jogando um dado de seis lados. Vamos analisar os resultados possíveis e calcular a probabilidade de obter um número par ou ímpar:
- Resultados possíveis: Os números que podem ser obtidos são 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
- Probabilidade de um número par: Há três números pares (2, 4 e 6) em um total de seis resultados possíveis. A probabilidade de obter um número par é 3/6 ou 1/2.
- Probabilidade de um número ímpar: Há três números ímpares (1, 3 e 5) em um total de seis resultados possíveis. A probabilidade de obter um número ímpar também é 3/6 ou 1/2.
Exemplo 2: Cartas de um baralho
Vamos considerar um baralho padrão de 52 cartas. Analisaremos a probabilidade de obter um ás ao escolher uma carta aleatoriamente:
- Resultados Possíveis: Há quatro ases no baralho.
- Probabilidade de obter um ás: A probabilidade de escolher um ás é 4/52, que pode ser simplificado para 1/13.
Lembre-se: a análise de resultados possíveis envolve pensar nas diferentes opções e calcular a probabilidade de cada cenário ocorrer. Isso nos ajuda a entender as chances de diferentes resultados e tomar decisões informadas.
Questão 1
Em um jogo, Imagine que estamos planejando um piquenique emocionante no parque. Aqui estão algumas opções de atividades que podemos realizar:
- Jogar bola: Podemos jogar futebol, vôlei ou outra modalidade no campo aberto.
- Fazer um piquenique: Podemos nos sentar na grama e desfrutar de deliciosos sanduíches e frutas.
- Caça ao tesouro: Podemos organizar uma caça ao tesouro com pistas e prêmios divertidos.
- Jogar cartas: Podemos jogar cartas ou outros jogos de tabuleiro.
Agora, sua missão é:
- Escolher uma das atividades acima.
- Escrever um pequeno parágrafo explicando por que você escolheu essa atividade e como você acha que será divertido.
- Listar pelo menos dois resultados possíveis para a atividade escolhida. Por exemplo, se você escolheu “Jogar bola”, um resultado possível poderia ser se divertir muito e outro resultado possível poderia ser que a bola fique presa em uma árvore.
Lembre-se de pensar nas diferentes opções e nos possíveis resultados para tomar uma decisão informada. Divirta-se planejando seu piquenique imaginário!
Questão 2
Imagine que você está dentro de um labirinto misterioso cheio de caminhos e segredos. Aqui estão algumas opções de ações que você pode tomar:
- Virar à esquerda: Você decide virar à esquerda no próximo cruzamento.
- Virar à direita: Você escolhe virar à direita no próximo cruzamento.
- Continuar em frente: Você decide continuar em frente, seguindo o caminho atual.
- Voltar: Você decide voltar e seguir pelo caminho de onde veio.
Agora é hora de usar suas habilidades de detetive:
- Escolha uma ação para tomar no labirinto.
- Escreva um pequeno parágrafo explicando por que você escolheu essa ação e o que você espera encontrar ao longo desse caminho.
- Liste pelo menos dois resultados possíveis para a ação escolhida. Por exemplo, se você escolheu “Virar à esquerda”, um resultado possível poderia ser encontrar uma sala cheia de tesouros e outro resultado possível poderia ser ficar preso em um beco sem saída.
Questão 3
Você está escolhendo um lanche para o intervalo. Você tem quatro opções: uma maçã, um biscoito, uma barra de chocolate ou uma cenoura. Qual é a probabilidade de você escolher uma fruta?
(A) ¼ (uma chance em quatro)
(B) ½ (uma chance em duas)
(C) ⅓ (uma chance em três)
(D) 1/1 (uma chance em uma)
Questão 4
Você lança uma moeda para cima. Qual é a probabilidade de ela cair com a face “cara” voltada para cima?
(A) nenhuma
(B) ¼ (uma chance em quatro)
(C) ½ (uma chance em duas)
(D) ⅓ (uma chance em três)
Autoria | Lucyana Oliveira Borba |
Formação | Pedagogia |
Componente Curricular | Matemática |
Habilidade | (EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não. (EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis). |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22. |