Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
RETOMAR CONCEITOS NOS AJUDAM A COMPREENDER MELHOR OS CONHECIMENTOS ESTUDADOS. VAMOS UTILIZAR O PENSAMENTO MATEMÁTICO ENVOVLENDO OS NÚMEROS ATRAVÉS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
COMO VOCÊ JÁ SABE OS AVIÕES SÃO UM TIPO DE MEIO DE TRANSPORTE AÉREO MUITO UTILIZADO HOJE EM DIA, PRINCIPALMENTE QUANDO SE QUER GASTAR MENOS TEMPO NAS DISTÂNCIAS ENTRE UMA CIDADE E OUTRA, POR EXEMPLO. É, TAMBÉM, CONSIDERADO UM DOS MEIOS DE TRANSPORTES MAIS SEGUROS ATUALMENTE, E O MAIS RÁPIDO (SEM CONSIDERAR OS FOGUETES E ÔNIBUS ESPACIAIS). HÁ AVIÕES GRANDES QUE CARREGAM UMA GRANDE QUANTIDADE DE PASSAGEIROS E OU MERCADORIAS E OUTROS MENORES.
A) VOCÊ ACHA IMPORTANTE EXISTIREM DIFERENTES TIPOS DE MEIOS DE TRANSPORTE? POR QUÊ?
B) AGORA, OBSERVE A IMAGEM ACIMA. SUPONDO QUE PARA CADA JANELA HÁ TRÊS ASSENTOS DE UM LADO E TRÊS DO OUTRO. QUANTOS PASSAGEIROS ESSE AVIÃO PODE CARREGAR?
Questão 2
OBSERVE UMA MANEIRA DE CALCULAR:
ASSIM COMO APRESENTADO AGORA É SUA VEZ DE EFETUAR OS CÁLCULOS A SEGUIR UTILIZANDO UMA RÉGUA.
A) 5+8=
B) 12+7=
C) 4+3=
D) 9+9=
E) 14+6=
F) 6+4=
Questão 3
SABENDO QUE UM BALDE CHEIO DE ÁGUA ARMAZENA 12 LITROS DE ÁGUA. OBSERVE AS IMAGENS, REALIZE O CÁLCULO E RESPONDA:
QUANTOS LITROS FALTAM PARA QUE FIQUE CHEIO?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 2º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
SAIBA MAIS
APRENDA A FAZER UMA CALCULADORA DE ADIÇÃO COM MATERIAIS QUE VOCÊ JÁ TEM EM CASA. VEJA COMO É FÁCIL!
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidade: | (EF02MA05-B) Utilizar sinais convencionais (+, –, =) na escrita de operações de adição e subtração. (EF02MA06-A) Ler e interpretar problemas de adição e subtração, envolvendo números de até três ordens. (EF02MA06-D) Elaborar problemas de adição e de subtração, coletivamente, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais. Exemplo: elaborar uma pergunta para uma situação problema, elaborar um problema parecido a outro dado ou uma nova pergunta para esse problema, modificando o texto ou reescrevendo-o. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |