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Matemática – A importância do tempo e da temperatura

Olá, educando(a)! Esta videoaula de Matemática para o Agrupamento E (5º ano), do Ciclo da Infância, foi veiculada na TV no dia 06/08/2021 (sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

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A passagem de dias, noites e anos nos dão a noção de que o tempo voa e neste tempo a sensação térmica dos corpos, ambientes e alimentos variam entre o calor e o frio, podendo nos colocar em temperaturas extremas.

Assista agora a videoaula da professora Jussarinha sobre essa temática.

Matemática | Turma E | 5 Ano | Ciclo da Infância

O tempo

Como você divide seu tempo para cumprir com todas atividades do seu dia e ter um período de descanso? Quanto tempo você leva para se deslocar de um lugar a outro? Já observou alguém medindo a temperatura? É comum vermos as pessoas verificando a temperatura devido a sensação de calor ou frio dos ambientes, a temperatura do corpo com sinais de alguma doença ou desconforto.

Fonte: Tempo. disponível em:https://pixabay.com/pt/illustrations/tempo-medida-an%C3%BAncio-tempo-1020374/

O tempo reconhece e ordena a ocorrência dos eventos que são percebidos por nossos sentidos. A necessidade humana de contar o tempo, surgiu na Pré-história e a posição do sol foi o primeiro registro de contagem do tempo. É muito comum fazermos uso da ideia de tempo para nos localizarmos em relação ao que aconteceu no passado, ao que está acontecendo agora e até o que está por vir, no futuro.

Assim, dividimos o tempo em horas e dias. Como sabemos, um dia e uma noite completos somam 24 horas, uma hora tem 60 minutos e um minuto tem 60 segundos. Se o período a ser analisado for mais longo, usamos o ano que tem 365 dias, organizados em 12 meses. Em vários calendários, as unidades de tempo são iguais, tendo como unidade básica o dia. A semana é o conjunto de 7 dias, porém, ela não é considerada um evento astronômico com o dia, pois ele é considerado como o tempo que a Terra leva para fazer uma rotação em torno do próprio eixo.

Ao nos referirmos ao mês, temos a marcação do ciclo de fases da lua e, é o tempo que a lua gasta para completar a órbita em torno da Terra. Se falamos em ano, veremos o ciclo das estações e esta é a duração que a Terra leva para percorrer sua órbita em torno do Sol, cerca de 365 dias e 6 horas. Com o passar do tempo, tudo muda: Modificam-se as paisagens, ocorrem mudanças nos corpos dos seres vivos, assim como seus hábitos e modo de vida.

Fonte: Calendário Asteca. disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/o-calend%C3%A1rio-asteca-m%C3%A9xico-pedra-204821/

Divisão de tempo, contagem e agrupamento de dias em meses, formando um ano: tudo isso representa e registra a passagem do tempo. De certa forma, é curioso analisar a evolução dos calendários, um sistema criado para registrar o agrupamento da contagem de dias.

Antigamente, as pessoas olhavam para o céu para medir o tempo. Viam o sol nascer, a lua chegar e os dias ficarem mais curtos ou mais longos, conforme mudava o ciclo das estações. Os sumérios usavam um calendário de 12 meses lunares, sendo que a cada 4 anos acresciam 1 mês. Este modelo foi exemplo para a criação dos calendários grego e judaico.

Mais à frente, os egípcios antigos, criaram um calendário que correspondia às estações. Era dividido em 12 meses de 30 dias, e acrescentavam 5 dias no final. Já os romanos antigos tinham um ano lunar de 355 dias e, acrescentaram meses extras para se igualar ao ano solar. Porém, com o passar do tempo, defasou em relação às estações do ano.

O líder romano Júlio César, decidiu que a duração do ano seria de 365 dias e 6 horas e que a cada 4 anos, o ano teria 366 dias. Esse calendário juliano, tinha duração de 12 meses como a que temos hoje. Contudo, muitos outros calendários foram surgindo, como dos nativos americanos (maias e astecas), muçulmanos, judaicos e hindus. Porém, o que é mais usado e que prevalece na maioria dos países é o gregoriano, cuja aceitação em lugares não católicos, demorou se consolidar, por ter sido inventado pelo Papa Gregório XIII.

Fonte: Relógios. Disponível emhttps://pixabay.com/pt/photos/rel%C3%B3gios-tempo-de-id%C3%A9ia-conceito-257911/

As diferenças de horários existem devido aos fusos horários. Eles foram inventados para definir horários em todas partes do mundo. Ao todo, são 24 fusos existentes. Você já ouviu dizer que enquanto é dia no Brasil, no Japão é noite e vice-versa? Pois bem, isso acontece por causa do movimento de rotação da Terra, que leva um dia.

A temperatura

Fonte: Termômetro. Disponível: https://pixabay.com/pt/vectors/term%C3%B4metro-calor-temperatura-934646/

Em certos momentos, precisamos medir a temperatura, seja de pessoas, animais ou ambientes. Para medir a temperatura, o instrumento usado é o termômetro. As imagens a seguir indicam o termômetro de rua, que é usado para medir a temperatura do ambiente, e o termômetro clínico digital, que é utilizado para medir a temperatura corporal. O termômetro é usado para medir as temperaturas altas e baixas. Existem Termômetros Meteorológicos, de radiação, Pirômetro Óptico. Porém, o mais conhecido é o Termômetro Clínico.

Fonte:Giovanni Junior, José Ruy – A conquista da matemática, 5º ano: componente curricular matemática: ensino fundamental, anos iniciais / José Ruy  Giovanni Junior.- 1ª ed.- São Paulo: FTD, 2018

Para expressar a medida de temperatura, podemos utilizar como unidade de medida o grau Celsius, cujo símbolo é a letra C maiúscula. É conhecido também como graus centígrados e é uma Escala termométrica do Sistema métrico.

A previsão de tempo é possível graças à meteorologia, que é a Ciência que estuda a atmosfera e seus fenômenos. É comum se fazer a previsão de temperaturas máximas e mínimas para um determinado dia. Veja a previsão de tempo de uma cidade no período de uma semana:

Fonte: Giovanni Junior, José Ruy – A conquista da matemática, 5º ano: componente curricular matemática: ensino fundamental, anos iniciais / José Ruy  Giovanni Junior.- 1ª ed.- São Paulo: FTD, 2018

Conforme a imagem, temos em vermelho as temperaturas mais elevadas, quente e em azul, as temperaturas baixas, frias. A temperatura não é uma medida de calor, mas a diferença dela é a responsável pela transferência da energia térmica na forma de calor. Por exemplo, a passagem do calor de uma frigideira quente para o alimento colocado nela, por condução térmica; ao esquentar água, e suas moléculas subirem, o calor se espalha. A isso damos o nome de convecção.

Já a irradiação térmica é a transferência de calor entre objetos que não estão em contato entre si como, por exemplo, quando uma pessoa sente o calor de um forno ou de um aquecedor ligado à distância. Mas, se ao invés de falarmos de calor, falarmos de frio, congelamento, por exemplo, vamos falar de redução de temperatura. No caso de água pura, o processo de congelamento se inicia com a queda da temperatura para pouco menos de 0ºC. Se, no caso, o congelamento for de alimentos, eles não congelam à 0ºC. Geralmente, eles começam a congelar por volta de -5ºC. Vale lembrar que conservação é o conjunto de medidas permanentes para impedir que algo deteriora, estrague com o tempo. 

Disponível em:https://escola.britannica.com.br/artigo/congelador/483192#293227


Relembrando a aula: Nesta aula de matemática, você estudou sobre as unidades mais usadas para medir tempo e temperatura. Estudou como o calendário foi criado e como é a divisão de anos, meses, semanas, dias, noites, horas, minutos e segundos, além de ver como pode-se verificar a temperatura de ambientes, corpos e alimentos.

Atividade

Questão 1: Resolva as situações-problema em seu caderno:

Hoje cedo, às 9h, Elza estava com uma febre de 40ºC. Ao chegar no hospital, foi medicada e sua temperatura chegou a 36ºC. Quantos graus a temperatura corpórea de Elza abaixou?

Questão 2: Carlos percorreu 1.200km de carro, em 12 horas. Quantas horas ele vai gastar para percorrer 2.600 km com o mesmo carro?

Questão 3: Faça uma pesquisa sobre a importância do calendário. Quais informações você pode obter no decorrer de um ano? 

Questão 4: Atualmente, para alguém entrar em lojas e comércio em geral, tem sido necessário o uso do termômetro. Qual tipo de termômetro é esse? Porque ele tem sido tanto utilizado?

Habilidade estruturante: 
(EF05MA19-D) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de tempo, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.(EF05MA19-E) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de temperatura, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Referências:GIOVANNI JUNIOR, José Ruy – A conquista da matemática, 5º ano: componente curricular matemática: ensino fundamental, anos iniciais / José Ruy  Giovanni Junior.- 1ª ed.- São Paulo: FTD, 2018