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Matemática – Reta Numérica

Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN 10) – Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

D 14 – Identificar a localização de números naturais na reta numérica.


Reta numérica

A reta numérica é uma ferramenta matemática poderosa que nos ajuda a entender e organizar os números naturais. Vamos aprender a identificar a localização dos números nessa linha imaginária e como isso nos ajuda na ordenação, adição e subtração.

1. A reta numérica: O caminho dos números naturais

Imagine uma linha reta que se estende infinitamente em ambas as direções. Essa é a nossa reta numérica! Nela, podemos encontrar todos os números naturais, como 1, 2, 3, 4, e assim por diante. Cada número tem um lugar específico nessa linha.

2. Localizando os números naturais

Para começar, vamos encontrar alguns números na nossa reta numérica. Vamos lá!

Vamos encontrar o número 3. Onde ele está? Ele está localizado três passos à direita do zero. Podemos marcá-lo como 3.

Imagem criada no Canva

Agora, vamos encontrar o número -2. Ele está dois passos à esquerda do zero. Como ele é negativo, significa que está do lado esquerdo da origem. Vamos marcá-lo como -2.

Imagem criada no Canva

3. Ordenando os números

Com a reta numérica, podemos facilmente ordenar os números naturais. Quanto maior o número, mais à direita ele está na reta. Quanto menor, mais à esquerda.

4. Adição e subtração na reta numérica

A reta numérica também nos ajuda a entender a adição e subtração. Vamos experimentar!

Se queremos somar 4 ao número 2, basta darmos quatro passos à direita a partir do 2. Isso nos leva a 6.

Imagem criada no Canva

Agora, se queremos subtrair 3 do número 7, damos três passos à esquerda a partir do 7. Isso nos leva a 4.

Imagem criada no Canva

Com a reta numérica, podemos visualizar e compreender melhor a relação entre os números naturais. Ela nos ajuda a ordená-los, somá-los e subtraí-los de maneira mais clara.


Assista a videoaula a seguir:

Disponível em: YouTube, Canal: Portal Conexão Escola – Videoaula 10 – Matemática – D14 – Identificar a localização de números naturais na reta – 5º Ano

Questão 1

Rafael está estudando para uma competição de matemática e se depara com um desafio envolvendo a reta numérica. Ele é apresentado à seguinte situação:

“Você começa em um ponto da reta numérica que representa o número 50. Em seguida, dá 3 passos para a esquerda, 5 passos para a direita e, por fim, 2 passos para a esquerda.”

Rafael parou no número
(A) 52.
(B) 50.
(C) 48.
(D) 49.

Questão 2

João está praticando subtração com uma reta numérica. Ele começa na posição 30 e dá um salto de 12 unidades para a esquerda.

João parou na posição
(A) 18.
(B) 42.
(C) 12.
(D) 30.

Questão 3

Pedro está usando uma reta numérica para representar uma situação do mundo real. Ele está medindo o tempo que leva para percorrer diferentes distâncias em sua bicicleta. Ao iniciar, ele marca o ponto 0 na reta numérica e, depois de 15 minutos, ele chega ao ponto 3. Explique quanto tempo ele levará para chegar ao ponto 7 na reta numérica, se Pedro continuar pedalando na mesma velocidade. Mostre o raciocínio.

Questão 4

Imagine que você é um piloto de avião e está voando sobre uma região montanhosa. Você está seguindo uma rota e precisa pousar em um aeroporto específico. Ao olhar para o painel de navegação, você vê que está atualmente na posição 150 e o aeroporto está localizado na posição 320 ao longo da reta numérica. Explique como você pode usar o conhecimento sobre números na reta numérica e os conceitos de adição e subtração para determinar a distância que ainda precisa percorrer para chegar ao aeroporto.


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
DescritoresD 14 – Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
Habilidades(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando -os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 3º Bimestre 2023 – 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.