You are currently viewing Ciências da Natureza – Mamíferos

Ciências da Natureza – Mamíferos

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 01/12, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

Quais são as características do grupo dos mamíferos? Vamos conhecê-las?

O que são mamíferos?

Veja a definição da Enciclopédia Escola Britannica:

Um mamífero é um animal que respira oxigênio, tem coluna (ou espinha) vertebral e desenvolve pelos ou cabelos em algum ponto de sua vida. Além disso, todas as fêmeas dos mamíferos têm glândulas que produzem leite. Os mamíferos estão entre os mais inteligentes de todos os seres vivos. Uma grande variedade de animais faz parte da classe dos mamíferos, desde os gatos até os seres humanos e as baleias. Há cerca de 5 mil espécies, ou tipos, de mamíferos. Mais da metade dessas espécies é constituída de roedores, um grupo que inclui os camundongos e os esquilos.

Mamífero. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/mamífero/481817>. Acesso em: 5 de novembro de 2020.

Com o objetivo de aprofundar mais nossos conhecimentos sobre os mamíferos, assista a videoaula da professora Rafaela Lima – do canal mais Ciências e, em seguida, leia o texto sobre os mamíferos do portal “só biologia”, para responder a atividade: 

Clique e leia o texto:
“Mamíferos – Digestão, Respiração, Reprodução” em Só Biologia

Atividade

Questão 1
Cite quais são as principais características dos mamíferos:

Questão 2
Explique por que o cuidado parental é tão importante para o desenvolvimento desse grupo (mamíferos)?

Questão 3
Qual a função dos pelos para os animais desse grupo?

Questão 4
Caracterize o sistema corporal dos mamíferos: 
a) sistema digestório:
b) sistema circulatório:
c) sistema respiratório:
d) sistema urinário:
e) sistema reprodutor:
e) sistema nervoso:


Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Organização dos animais: mamíferos  – Bloco 2

Org. dos Animais – mamíferos – Ed. Ambiental e Saúde – Ens. Fund. – A. Finais – Bl 2 – 01 dez 2020
Referências:“Mamíferos – Digestão, Respiração, Reprodução” em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 05/11/2020 às 23:26. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/mamiferos2.php

Mamífero. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/mamífero/481817>. Acesso em: 5 de novembro de 2020.
Habilidades(GO-EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros e compará-loscom outros ecossistemas globais quanto à paisagem, à quantidade de água, aotipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionandoessas características à flora e fauna específicas.
Objetos do ConhecimentoDiversidade de ecossistemas
Componente Curricular:Ciências