You are currently viewing Matemática – Malha Quadriculada

Matemática – Malha Quadriculada

Olá! Vamos  estudar esta semana sobre a malha quadriculada e aprender a calcular  áreas através dela.  Lembre-se sempre de organizar seu caderno com cabeçalho e a data e o número da atividade que está realizando.

Atividade 1

Antes de começar, você sabe o que é uma malha quadriculada? Leia e escreva em seu caderno o resumo abaixo:

  Malha quadriculada é um quadro com linhas e colunas que formam quadradinhos de mesma medida. Em uma malha quadriculada Podemos desenhar formas geométricas. Veremos algumas nesta semana.

Vamos assistir a um vídeo e  entender um pouco mais sobre este assunto?

LOCALIZANDO UMA FIGURA NA MALHA QUADRICULADA – Canal: Lilian Keher
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CO8oIReYZFg

Atividade 2

1) Leia e resolva a questão abaixo:

Escreva no seu caderno a sua resposta e como você fez para encontrá-la: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Calculando área na malha quadriculada

a) Qual é a área ocupada pelo desenho da porta na malha quadriculada, considerado que cada quadradinho mede 1 cm²?

b) Mariana gosta de pintar usando papel quadriculado para formar diferentes mosaicos. na última  aula, ela fez a pintura  abaixo. qual é a  área ocupada pelos quadradinhos pintados de preto neste desenho?


Cicio da infância / Ciclo da AdolescênciaCiclo da Infância
Turma/agrupamentoD
Componente Curricular:Matemática
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante e Habilidades Complementares(EF04MA21-B) Medir e comparar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.