You are currently viewing Literatura de Cordel

Literatura de Cordel

Olá! Você sabe o que é cordel? É um gênero literário popular escrito em forma de rimas, originado de relatos orais e depois impresso em folhetos que tradicionalmente eram pendurados em cordas, cordéis ou barbantes para serem vendidos. Vamos aprender mais sobre a literatura de cordel?

O cordel é uma manifestação tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do Nordeste do Brasil. Os textos podem contar fatos do cotidiano, lendas, episódios religiosos, fatos históricos, histórias de amor, entre outros assuntos. Os versos de cordel são escritos em sextilha, ou seja, têm estrofes de seis linhas cada. As rimas normalmente ocorrem entre as linhas 2, 4 e 6. Que tal ler um cordel?

Atividade 1

Acesse o link e leia o texto:

https://donafulo.com.br/blog/proezas-de-joao-grilo-de-joao-martins-de-athayde
“Proezas de João Grilo” – João Martins de Athayde – Site: Dona Fulô

Atividade 2

Convide alguém de sua família para conhecer com você o canal “Cordel Animado”, da poeta e cordelista Mariane Bigio, que trabalha temas educativos e divertidos, buscando promover a valorização da Literatura de Cordel. 

Acesse o link e assista a um dos vídeos:

https://www.youtube.com/channel/UCGr9TFCIdQLdRPtoL7bqt8g/featured
Canal: Cordel Animado

Atividade 3

Agora, vamos fazer um cordel? Siga as instruções abaixo e mãos à obra!

* Pegue uma folha de papel tamanho A4 e dobre em quatro partes. Recorte as partes de cima ou de baixo para liberar as folhas e depois grampeie. Peça ajuda a alguém de sua família!
* Escolha um tema para seu cordel (fatos do cotidiano, lendas, episódios religiosos, fatos históricos, histórias de amor). 
* Deixe a primeira página para a capa.
* Escreva seu cordel nas páginas restantes. Faça estrofes em forma de sextilhas, ou seja, estrofes de seis linhas cada.
* Escolha um título para seu cordel e escreva na parte superior da folha e na parte inferior o seu nome completo. 
* Para finalizar, faça um desenho no centro da capa.

Atividade 4

Que tal um desafio? Decore o seu cordel e recite para a sua família ou grave um áudio para WhatsApp e compartilhe com um amigo ou uma pessoa da sua família que você não está vendo por causa do distanciamento social.


ComponentesHabilidades 
Língua Portuguesa(EF35LP23-A) Ler poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seus efeitos de sentido.
(EF35LP27-B) Produzir textos em versos, utilizando recursos expressivos como: rimas/jogos de palavras/sentidos figurados/recursos visuais, entre outros.


Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.