You are currently viewing Literatura de Cordel e Repente

Literatura de Cordel e Repente

Olá! A literatura de cordel e o repente são manifestações tradicionais da cultura popular brasileira, mais precisamente do Nordeste do Brasil. Você já leu um cordel? Já ouviu um repente? Te convido para aprender mais sobre esse assunto, vamos lá?

Preste atenção minha gente para o que eu vou falar! Cordel e Repente são manifestações da cultura popular! O Cordel, feito pelos cordelistas, é escrito com rimas, com traços de oralidade divulgada em folhetos. O Repente, feito pelos repentistas, é baseado na poesia falada e improvisada, geralmente acompanhado de instrumentos musicais.

Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo “Repente das Frutas”. Convide alguém da sua família para assistir com você:

“Repente dos Quelônios – Frutas” (16/05/14) – Canal: Quintal da Cultura – Link: https://www.youtube.com/watch?v=8pynxz2gCJs

Atividade 2

Pesquise a vida e a obra de um dos grandes cordelistas do Nordeste: João Martins de Athayde. Se precisar, peça ajuda da sua família.

Atividade 3

Agora, vamos fazer um folheto de cordel? Siga as instruções abaixo e mãos à obra!

* Pegue uma folha de papel tamanho A4 e dobre em quatro partes. Recorte as partes de cima ou de baixo para liberar as folhas e depois grampeie. Peça ajuda a alguém de sua família!
* Escolha um tema para seu cordel (fatos do cotidiano, lendas, episódios religiosos, fatos históricos, histórias de amor).
* Deixe a primeira página para a capa.
* Escreva seu cordel nas páginas restantes. Faça estrofes em forma de sextilhas, ou seja, estrofes de seis linhas cada.
* Escolha um título para seu cordel e escreva na parte superior da folha e na parte inferior o seu nome completo.  *Para finalizar, faça um desenho no centro da capa.

Atividade 3

Que tal um desafio? Decore o seu cordel e recite para a sua família ou grave um áudio no WhatsApp e compartilhe com um amigo ou uma pessoa da sua família que você não está vendo por causa do distanciamento social.

ComponentesHabilidades 
Língua Portuguesa(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
História(GO-EF05HI02-B) Reconhecer e valorizar a diversidade e a pluralidade cultural, étnico-racial brasileira, demonstrando a importância do respeito e a valorização das diferenças, na perspectiva de desconstruir e eliminar estereótipos e preconceitos.


Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.