You are currently viewing Língua Portuguesa – Leitura de textos literários

Língua Portuguesa – Leitura de textos literários

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Leitura. Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-1822474/> Acesso em: 02, mai. 22

A literatura é uma manifestação artística que pode retratar as transformações do homem ao longo da história, perpassando todas temáticas que envolvem os seres humanos, ora de maneira mais leve, poética, ora de maneira mais crítica e densa. Para que a expressão literária alcance forma, utilizamos os gêneros literários, tais como fábulas, contos, poemas e lendas. Esses gêneros podem ser replicados através da leitura e escrita, que nos permitem explorar diferentes estilos de escrita e ampliar nosso repertório cultural. 

Neste texto, destacamos a importância de ler e declamar três gêneros literários: o haikai, a lenda e a fábula.

O haikai é um gênero literário originário do Japão, que se destaca pela sua brevidade e contemplação da natureza. Composto por apenas três versos, o haikai nos convida a apreciar os detalhes do mundo ao nosso redor e a capturar a essência de um momento fugaz. Ler e declamar haikais nos conecta com a simplicidade e a beleza do mundo natural, permitindo-nos apreciar os pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos. Para declamar um haikai, é importante respeitar a sua estrutura e ritmo, transmitindo a serenidade e a introspecção presentes nesse gênero.

As lendas, por sua vez, são narrativas que misturam fatos históricos e elementos fantásticos, transmitindo valores culturais e ensinamentos morais. Ler e declamar lendas nos leva a explorar as raízes de um povo, mergulhando em suas tradições e crenças. Além disso, ao declamar uma lenda, temos a oportunidade de dar vida aos personagens e envolver o público com a magia e o mistério dessa narrativa. Para declamar uma lenda, é importante estudar a história por trás dela, entender as características dos personagens e transmitir a atmosfera única que envolve essa narrativa.

Outro gênero literário é a fábula, um gênero que utiliza animais que possuem características humanas para transmitir ensinamentos morais. Ler e declamar fábulas nos convida a refletir sobre nossas ações e comportamentos, despertando a consciência moral. Ao declamar uma fábula, é importante dar voz e expressão aos animais personificados, transmitindo suas características e ensinamentos de forma clara e envolvente.

Para fazer uma leitura ou declamação eficaz desses gêneros literários, algumas dicas são valiosas. Primeiramente, é importante ler e estudar as obras com antecedência, compreendendo sua estrutura, mensagem e intenção do autor. Praticar a entonação, a pausa e a expressão vocal é fundamental para transmitir as emoções presentes nas palavras. Além disso, é importante conhecer o público para o qual será feita a leitura ou declamação, adaptando-se ao tom e à linguagem adequada.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 6º Ano – 1º Bim – Videoaula 4 – Leitura de Textos Literários – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sYGltQJbWtY> Acesso em 10, mai. 22

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

O haikai é um gênero literário escrito em:

(A) prosa.

(B) verso.

(C) diálogos.

(D) é apenas oralizado, não é sequer escrito.

QUESTÃO 2

O haikai  é uma modalidade poética de origem japonesa com temática relacionada a reflexões filosóficas a partir da observação da natureza. Sua estrutura é fixa: é composto por apenas três versos. Logo, é um poema objetivo, sintético. Sabendo disso, elabore um haikai partindo da observação da natureza que rodeia o lugar que você vive.

QUESTÃO 3

Quais elementos são comumente encontrados nas lendas? 

(A) Fatos científicos e explicações racionais. 

(B) Personagens históricos e locais reais. 

(C) Desfechos previsíveis e finais felizes. 

(D) Elementos sobrenaturais e seres fantásticos.

QUESTÃO 4

A fábula é um gênero literário escrito em prosa que relata pequenas histórias escritas com a intenção de transmitir algum ensinamento sobre a vida, utilizando personagens não humanos no centro das ações. Geralmente, no final da narrativa, há uma “lição de moral”. 

Sabendo disso, crie uma fábula com a seguinte lição de moral: “a melhor vingança é o perdão”.

Para planejar seu texto, defina:

A) Personagens que vivem os conflitos (o título da história é o nome dos personagens);

B) Qual será o conflito entre as personagens;

C) O local e o tempo onde se passa a história (geralmente, local e tempo não são muito determinados como, por exemplo, “há muito tempo em uma floresta”).

Pronto! Agora é hora de iniciar o rascunho de seu texto.

QUESTÃO 5

Agora, em uma roda de leitura, leia seus textos para sua turma e ouça a leitura realizada pelos demais colegas.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP53-A) Ler, em voz alta, textos literários diversos – como contos, crônicas humorísticas e críticas- bem como realizar leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão (narrativas de aventura da literatura juvenil).
(EF69LP53-C) Ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima (gestos e/ou expressões faciais) que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.
Referências:ALFABETIZAÇÃO: Contos Tradicionais, Fábulas, Lendas e Mitos. Ed. Escola Ativa. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf> Acesso em: 29, abr, 2022.
BARTALINI, V. Natureza, Paisagem e Cidade, v. 20, n. 33, p. 36-48, 2013.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2022.
MATSUO Bashô – dez haikais. Revista Prosa Verso e Arte, 2016. 
MEC. Contos tradicionais, fábulas, lendas e mitos. Escola Ativa/Fundescola. Brasília, 2000. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf > Acesso em 02, mai. 2022
RAMOS. Jefferson. O que é lenda? Sua Pesquisa.2022 Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/o_que_e/lenda.htm> Acesso em: 02, mai. 2022