You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – VIAJANDO PELO MUNDO DOS CONTOS DE FADAS

LÍNGUA PORTUGUESA – VIAJANDO PELO MUNDO DOS CONTOS DE FADAS

Fada na casa do monte Vetor grátis

DISPONÍVEL EM https://br.freepik.com/ ACESSO EM 10 DE AGOSTO DE 2021.

OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE LÍNGUA PORTUGUESA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 06/09/2021 (SEGUNDA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

HOJE IREMOS CONHECER UM POUCO SOBRE O CONTO DE FADAS. O CONTO DE FADAS É UM GÊNERO TEXTUAL FORMADO POR NARRATIVAS SIMPLES. UMA DAS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS É SEU INÍCIO COM O FAMOSO “ERA UMA VEZ” OU OUTRA FRASE CURTA QUE DEMONSTRA UM TEMPO INDETERMINADO. POSSUI TAMBÉM UM ENREDO FICCIONAL, QUE NORMALMENTE APRESENTA SEUS PERSONAGENS E OS ASPECTOS MÁGICOS DO CONTO, EM SEGUIDA TRAZ UM CONFLITO QUE OCORRERÁ COM MOMENTO DE TENSÃO, DEIXANDO EXPLÍCITA A RELAÇÃO ENTRE O BEM E O MAL E POR FIM O DESFECHO QUE REVELA A SOLUÇÃO PARA O CONFLITO.


NESTA VIDEOAULA, VOCÊ VAI APRENDER UM POUCO SOBRE OS CONTOS DE FADAS, SE ENCANTAR E VIAJAR COM A SUA IMAGINAÇÃO. VAMOS LÁ?

PORTUGUÊS/TURMA A/1 ANO/CICLO DA INFÂNCIA

PEÇA AJUDA DE UM ADULTO PARA REALIZAR AS ATIVIDADES COM VOCÊ.

ATIVIDADE 1

OBSERVE OS PERSONAGENS DE CONTOS DE FADAS, E MARQUE UM X, A QUE HISTÓRIA PERTENCE CADA PERSONAGEM. PRESTE BASTANTE ATENÇÃO, SÃO PERSONAGENS CONHECIDOS, ACHO QUE VOCÊ VAI ACERTAR. VAMOS LÁ?


ATIVIDADE 2

ADIVINHAS: CONTOS DE FADAS – QUEM É QUEM É?

Ilustração de menina pensando com pontos de interrogação Vetor Premium

DISPONÍVEL EM https://br.freepik.com/ ACESSO EM 10 DE AGOSTO DE 2021.

  • QUE TEM 7 AMIGUINHOS E ADORA UMA MAÇÃ?
  • QUE USA UMA CAPA VERMELHA E LEVA DOCES PARA VOVÓ?
  • QUE VIVE NO ALTO DE UMA TORRE E TEM CABELOS COR DE MEL?
  • QUE SÃO TRÊS IRMÃOS ROSINHAS E O LOBO VIVE ATRÁS?

AGORA, VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  •  O CONTO DE FADAS É UM GÊNERO TEXTUAL FORMADO POR NARRATIVAS SIMPLES.
  • ELEMENTOS DOS CONTOS DE FADAS: SITUAÇÃO INICIAL (ERA UMA VEZ); CONFLITO; DESENVOLVIMENTO; FINAL (FELIZES PARA SEMPRE); NARRADOR; TEMÁTICA; LUGAR.
  • HISTÓRIA: A GALINHA RUIVA;
  • EXEMPLOS DE CONTOS DE FADAS;
  • ATIVIDADE DE FIXAÇÃO.

HABILIDADES ESTRUTURANTES(EF15LP16) LER E COMPREENDER, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A AJUDA DO PROFESSOR E, MAIS TARDE, DE MANEIRA AUTÔNOMA, TEXTOS NARRATIVOS DE MAIOR PORTE COMO CONTOS DE FADAS, ENTRE OUTROS.
(EF15LP15-A/B/C) RECONHECER QUE OS TEXTOS LITERÁRIOS FAZEM PARTE DO MUNDO DO IMAGINÁRIO E APRESENTAM UMA DIMENSÃO LÚDICA, DE ENCANTAMENTO, VALORIZANDO- OS, EM SUA DIVERSIDADE CULTURAL, COMO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO DA HUMANIDADE, INCLUINDO A LITERATURA GOIANA.
(EF15LP13) IDENTIFICAR FINALIDADES DA INTERAÇÃO ORAL EM DIFERENTES CONTEXTOS COMUNICATIVOS (SOLICITAR INFORMAÇÕES, APRESENTAR OPINIÕES, INFORMAR, RELATAR EXPERIÊNCIAS ETC.).
(EF01LP26) IDENTIFICAR ELEMENTOS DE UMA NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA, INCLUINDO PERSONAGENS, ENREDO, TEMPO E ESPAÇO.
(GO-EF12LP20) IDENTIFICAR INÍCIO, MEIO E FIM EM NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA.

REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE:https://br.freepik.com/