You are currently viewing Língua Portuguesa – Verbetes de enciclopédia e dicionários

Língua Portuguesa – Verbetes de enciclopédia e dicionários

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: < https://br.freepik.com/vetores-gratis/livro-infantil-e-gigante_20438991.htm#query=crian%C3%A7as%20livros%20desenhos&position=38&from_view=search > Acesso em 5, junho de 2022

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 4º Ano – 3º Bim – Videoaula 1 – VERBETES DE ENCICLOPÉDIAS E DICIONÁRIOS

Verbetes de enciclopédia e dicionários

Olá estudante!

Veja a tirinha da turma do cabeça oca, do autor Christie Queiroz:

Disponível em: <https://www.instagram.com/turmadocabecaoca/>. Acesso em: 25 de abril de 2023.

Na tirinha, o autor relata de forma divertida sobre fontes de pesquisa. E você? Quando precisa realizar alguma pesquisa ou descobrir o significado de uma determinada palavra, onde você busca essas informações?

O verbete é uma possibilidade de fonte de pesquisa, pois é um tipo de texto informativo que busca explicar um conceito, fornecer definições de um termo específico ou mostrar o significado de uma palavra.

A origem da palavra “verbete” está relacionada ao verbo, que é usado para expressar ideias, contar algo, mostrar, explicar.

Os verbetes geralmente seguem uma estrutura padronizada, incluindo definições, exemplos, origem da palavra e outras informações importantes.

Um verbete de enciclopédia são obras de consulta, um texto breve que fornece informações sobre um tópico, assunto ou conceito específico. Busca explicar o tema oferecendo uma visão geral do que é e por que é relevante, incluindo informações sobre o contexto histórico, científico, cultural ou social.

Veja o exemplo:

Disponível em:GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Um verbete de dicionário é um pequeno trecho de texto que contém informações sobre uma palavra específica. Normalmente inclui: definição da palavra, pronúncia, classe gramatical e exemplos de como a palavra é usada em frases. Além disso, pode apresentar a origem de uma palavra e suas variações de significado.

Veja o exemplo:

Os elementos presentes em um verbete são: entrada; definição; origem; finalidade; exemplo; informações históricas; classificações gramaticais; fonte de pesquisa.

Você sabia que quando lemos um verbete no dicionário, descobrimos que as palavras podem ter significados diferentes. Esses significados são colocados em ordem, com números, começando pelo sentido mais comum que usamos.

QUESTÃO 1

O verbete é um gênero textual impessoal, utiliza uma linguagem mais formal e você pode encontrá-lo principalmente em enciclopédias e dicionários. Eles oferecem informações sobre diversos assuntos e são bastante utilizados na escola. Sabendo disso, veja o texto e responda:.

QUESTÃO 2

Qual é a estrutura comum de um verbete?

(A) História longa, conclusão e moral.

(B) Lista de personagens, enredo e desfecho.

(C) Definições, exemplos, origem da palavra e outras informações importantes.

(D) Perguntas e respostas.

(E) Saudação, mensagem e despedida.

QUESTÃO 3

Você sabia que o verbete de dicionário é um pequeno trecho de texto que contém informações sobre uma palavra específica? Veja o verbete de dicionário:

Aponte os elementos: entrada, acepção e verbete:

QUESTÃO 4

Leia o verbete:

Disponível em: <<https://br.freepik.com/vetores-gratis/duas-garotas-apontando-o-dedo-para-cima_4977621.htm?query=CRIAN%C3%87A%20APONTANDO%20DESENHO> Acesso em 5, junho de 2022

Depois de ler os significados da palavra extinto, responda: qual o significado que corresponde ao da palavra extinto nas frases seguintes. Marque a alternativa que melhor explica:

I- Este animal foi extinto a muitos anos.

II- O processo foi extinto por falta de provas.

III- Foi encontrado magma efervescente em vulcão considerado extinto.

(A) Na frase: “Este animal foi extinto a muitos anos.” A palavra extinto significa: apagado.

(B) Na frase: “O processo foi extinto por falta de provas.” A palavra extinto significa: morto, finado.

(C) Na frase: “Foi encontrado magma efervescente em vulcão considerado extinto.” A palavra extinto significa: suprimido, abolido.

(D) Na frase: “Este animal foi extinto a muitos anos.” A palavra extinto significa: que deixou de existir, acabado.

(E) Na frase: “O processo foi extinto por falta de provas.” A palavra extinto significa: apagado.

Autoria: Gabriele Leandro Dias
Formação:Prof. Pedagoga, Psicóloga e mestranda.
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF15LP10-C) Desenvolver o senso crítico, após escuta atenta, sobre assuntos discutidos e estudados em diferentes situações comunicativas.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF04LP23) Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.