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Língua Portuguesa – Variações da língua em variados gêneros discursivos

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

As variações linguísticas são as variações que acontecem em uma língua em função da origem social, regional e cultural dos falantes, e da situação comunicativa. Há várias condições que colaboram para as diferenças linguísticas entre os falantes acontecerem, como: a região do país em que a língua é utilizada, os hábitos linguísticos da comunidade, a situação, circunstância e contexto em que os falantes estão inseridos, o grau de escolaridade e a condição social das pessoas, a intenção de quem produz a mensagem no ato da comunicação e até pessoa ou público-alvo a quem se destina a mensagem.

Infelizmente, há pessoas que desdenham ou maltratam outras pessoas por conta da forma como falam, seja pelo sotaque, pelo emprego de gírias ou até pelo domínio da norma culta da língua. Essa prática é chamada de preconceito linguístico.

O preconceito linguístico consiste em humilhar, criticar e excluir pessoas que têm formas diferentes de falar, como, por exemplo, as que usam gírias próprias de determinados grupos sociais.

Há situações comunicativas mais formais, como em uma entrevista de emprego ou atendimento ao cliente em uma empresa, e menos formais, como uma conversa entre mãe e filha ao telefone. As situações mais formais exigem uma comunicação mais próxima da norma culta da língua, com o objetivo de ser clara e abrangente a qualquer público. Em determinados contextos, como em uma prova, há uma exigência do domínio da gramática normativa da língua. No entanto, não se pode humilhar ou constranger alguém caso empregue a fala de maneira menos formal. 

As variações da língua são empregadas em diversos contextos e gêneros, inclusive artisticamente. É comum encontrarmos variações em músicas, tirinhas, cartuns, causos e tantos outros gêneros, inclusive em textos do cotidiano.

Veja um exemplo:

Fonte: Elaborado pela equipe do NEC/SME, no Canva

A imagem acima retrata a tela de um celular com avisos de mensagens ainda não visualizadas, no caso, mensagens de um filho para seu pai. Observe que há o uso de gírias (Paiê), palavras escritas conforme o internetês (kd, bisc8, flw), redução de palavras (tá, c) entre outros recursos informais da escrita na internet.

Veja o seguinte exemplo:

Me abraça que o tempo não passa quando cê tá perto,

Dá a mão e vem comigo que eu vejo como eu tô certo,

Eu digo que te amo cê pede algo impossível,

Levanta da sua cama hoje o céu está incrível.

MOZART, Ivo; Adriel; TOMIM, Luiz. Vagalumes. In: POLLO. Vim pra dominar o mundo. Brasil: Radar Records, 2012, faixa 13. CD (42min3s).

No trecho da música “Vagalumes”, interpretada por Pollo e Ivo Mozart, há algumas reduções de palavras como cê (você), tá (está), tô (estou). Esse emprego da língua é considerado informal em relação ao emprego da norma padrão da língua. Esse tipo de variação linguística é muito utilizado em músicas, assim como em diálogos informais do cotidiano. Observe que a forma da palavra não prejudicou em nada na compreensão da mensagem. Esse movimento também acontece em outras línguas.

Em quais outros gêneros discursivos você costuma perceber as variações linguísticas?

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 7º Ano – 3º Bim – Videoaula 3 – VARIAÇÕES DA LÍNGUA EM VARIADOS GÊ – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vF1U5Y-gbXY> Acesso em: 27, set. 22

Responda às questões a seguir.

Leia a tirinha a seguir para responder às questões 1 a 5.

Jean Galvão. Tirinha. 14, fev. 22. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CZ9kxprLBEy/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D Acesso em: 21, set. 22

QUESTÃO 1

Na tirinha de Jean Galvão, é possível perceber que a garota pede o esmalte para sua mãe com um objetivo. Que objetivo é esse?

(A) Ter a atenção de sua mãe.

(B) Pintar as unhas.

(C) Testar a mãe.

(D) Levar o esmalte para brincar com alguém.

QUESTÃO 2

No final da narrativa, a garota atinge seu objetivo? Se sim, como isso acontece?

QUESTÃO 3

Explique o efeito de humor produzido na tirinha.

QUESTÃO 4

Para produzir sentido, o autor da tirinha utilizou a linguagem mista, isto é, linguagem verbal e não verbal. Se você não tivesse acesso aos desenhos que compõem o texto, qual sentido ele teria? Seria o mesmo?

QUESTÃO 5

Que termo ou expressão apresentado na fala da garota foge da norma-padrão da língua portuguesa? Que contexto mais próximo pode explicar esse uso informal da língua?

Leia o cartum a seguir para responder às questões 6 e 7.

Jean Galvão. Tirinha. 14, fev. 22. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CSzNkUrrGld/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D Acesso em: 21, set. 22

QUESTÃO 6

No cartum de Jean Galvão, a palavra “oncotô” significa:

(A) um conto.

(B) encontrou.

(C) onde eu estou.

(D) onde eu vou.

QUESTÃO 7

No cartum, para provocar humor, o cartunista brinca com uma variação linguística. Explique que variação é essa e como ela é construída.

QUESTÃO 8

O preconceito linguístico consiste em humilhar, criticar e excluir pessoas que têm formas diferentes de falar, como, por exemplo, as que usam gírias próprias de determinados grupos sociais, regiões do país. O que pode ser feito para combatermos a prática do preconceito linguístico? Aponte duas sugestões.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico.
(EF69LP44-B) Reconhecer, em textos literários, formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.