You are currently viewing Língua Portuguesa – Variações da língua em variados gêneros discursivos

Língua Portuguesa – Variações da língua em variados gêneros discursivos

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

As variações linguísticas são as variações que acontecem em uma língua em função da origem social, regional e cultural dos falantes, e da situação comunicativa.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 7º Ano – 3º Bim – Videoaula 3 – VARIAÇÕES DA LÍNGUA EM VARIADOS GÊ – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vF1U5Y-gbXY> Acesso em: 27, set. 22

Responda às questões a seguir.

Leia a tirinha a seguir para responder às questões 1 a 4.

Jean Galvão. Tirinha. 14, fev. 22. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CZ9kxprLBEy/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D Acesso em: 21, set. 22

QUESTÃO 1

Na tirinha de Jean Galvão, é possível perceber que a garota pede o esmalte para sua mãe com um objetivo. No final da narrativa, ela atinge seu objetivo?

QUESTÃO 2

Explique o efeito de humor produzido na tirinha.

QUESTÃO 3

Para produzir sentido, o autor da tirinha utiliza a linguagem mista, isto é, linguagem verbal e não verbal. Se você não tivesse acesso aos desenhos que compõem o texto, qual sentido ele teria? Seria o mesmo?

QUESTÃO 4

Que termo ou expressão apresentado na fala da garota foge da norma-padrão da língua portuguesa? Que contexto mais próximo pode explicar esse uso informal da língua?

QUESTÃO 5

Leia o cartum a seguir:

Jean Galvão. Tirinha. 14, fev. 22. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CSzNkUrrGld/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D Acesso em: 21, set. 22

No cartum, para provocar humor, o cartunista brinca com uma variação linguística. Explique que variação é essa e como ela é construída.

QUESTÃO 6

O preconceito linguístico consiste em humilhar, criticar e excluir pessoas que têm formas diferentes de falar, como, por exemplo, as que usam gírias próprias de determinados grupos sociais, regiões do país. O que pode ser feito para combatermos a prática do preconceito linguístico? Aponte duas sugestões.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-7o-ano/


Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico.
(EF69LP44-B) Reconhecer, em textos literários, formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022.