You are currently viewing Língua Portuguesa – Vamos refletir sobre linguagem?

Língua Portuguesa – Vamos refletir sobre linguagem?

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 01/03/2021 (segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Para estabelecermos comunicação com outras pessoas, fazemos o uso da linguagem. Existem diferentes formas e variedades de interação humana. Nesta aula, você terá a oportunidade de compreender como esses processos se manifestam.

Assista a videoaula a seguir, com a temática: Variações linguísticas | Variações da língua falada

Ciclo da adolescência – Agrupamento F (6º ano) – Vamos refletir sobre linguagem? – Link: https://www.youtube.com/watch?v=i2XqbRG6SQk&feature=youtu.be

Olá, tudo bem? Nesta aula você irá estudar sobre linguagens.

Você já refletiu sobre a capacidade que nós, seres humanos, temos de conseguir entender uns aos outros? Essa capacidade humana de estabelecer comunicação é a linguagem. Graças a essa faculdade humana, que possibilita a interação do ser humano com outros membros de uma mesma comunidade ou cultura, podemos manifestar nossos sentimentos, pensamentos, desejos e emoções.

Todos os dias, para estabelecerem comunicação entre si, as pessoas utilizam diversas possibilidades. As palavras (faladas ou escritas), os gestos, as imagens e os desenhos, por exemplo, são utilizados em inúmeras situações em que um indivíduo transmite mensagens para outro. No ensino da língua portuguesa existe uma divisão dessas linguagens:

– Linguagem verbal: é a integração da fala e da escrita para estabelecer comunicação entre as pessoas;

– Linguagem não verbal: é a utilização de recursos como desenho, pintura, sons, gestos, símbolos para estabelecer comunicação.

Veja bem! É comum, quando vamos nos comunicar com outras pessoas, utilizarmos as linguagens verbal e não verbal. Você conhece pessoas que falam e gesticulam enquanto estão falando? Você também faz isso? Pois é… este é um exemplo de emprego das duas linguagens ao mesmo tempo. Quando isso acontece, falamos que há o emprego da linguagem mista.

Para que possamos nos comunicar com clareza e entender as mensagens que recebemos, precisamos compreender alguns fenômenos de comunicação. Um deles está associado à variação linguística.

Variações linguísticas são as variações de uma língua em função da origem social, regional e cultural dos falantes, e da situação comunicativa.Essas variedades são agrupadas em dois grandes grupos: a variedade padrão e a variedade não padrão.

Variedade padrão, língua padrão ou norma culta é a variedade linguística de maior prestígio social usada numa comunidade.

Variedade não padrão, língua não padrão ou norma popular abrange todas as variedades linguísticas diferentes da variedade padrão, como as variedades regionais.

Você sabe que nosso país é muito grande e está dividido em cinco grandes regiões. Cada região, por exemplo, tem características geográficas, culturais e históricas diferentes. Essas diferenças refletem na forma em que as pessoas falam, nas palavras que usam no dia a dia, ou seja, na forma como se expressam. Todas essas diferenças e particularidades fazem parte da língua portuguesa e precisam ser respeitadas.

Agora é com você!

Para você estruturar esses conceitos apreendidos, realize uma atividade em seu caderno: Depois de inserir o cabeçalho, divida a folha do seu caderno em três colunas. Na primeira, escreva linguagem verbal; na segunda escreva linguagem não verbal e; na terceira escreva linguagem mista.

Agora que você já fez essa divisão, faça um movimento de pesquisa na internet e/ou em livros, revistas e jornais textos diversos. Depois de selecionar alguns textos, anote quais utilizam apenas linguagem verbal, linguagem não verbal ou linguagem mista na referida coluna que você fez em seu caderno. Lembre-se dos critérios que classificam cada texto. Se preciso, releia os conceitos de cada um.

Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/variacoes-linguisticas.htm https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ portugues/variacoes-linguisticas-o-modo-de-falar-do-brasileiro.htm

Habilidade
(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.