Olá, educando (a)! Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 01/03/2021 (segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Para estabelecermos comunicação com outras pessoas, fazemos o uso da linguagem. Existem diferentes formas e variedades de interação humana. Nesta aula, você terá a oportunidade de compreender como esses processos se manifestam.
Assista a videoaula a seguir, com a temática: Variações linguísticas | Variações da língua falada
Olá, tudo bem? Nesta aula você irá estudar sobre linguagens.
Você já refletiu sobre a capacidade que nós, seres humanos, temos de conseguir entender uns aos outros? Essa capacidade humana de estabelecer comunicação é a linguagem. Graças a essa faculdade humana, que possibilita a interação do ser humano com outros membros de uma mesma comunidade ou cultura, podemos manifestar nossos sentimentos, pensamentos, desejos e emoções.
Todos os dias, para estabelecerem comunicação entre si, as pessoas utilizam diversas possibilidades. As palavras (faladas ou escritas), os gestos, as imagens e os desenhos, por exemplo, são utilizados em inúmeras situações em que um indivíduo transmite mensagens para outro. No ensino da língua portuguesa existe uma divisão dessas linguagens:
– Linguagem verbal: é a integração da fala e da escrita para estabelecer comunicação entre as pessoas;
– Linguagem não verbal: é a utilização de recursos como desenho, pintura, sons, gestos, símbolos para estabelecer comunicação.
Veja bem! É comum, quando vamos nos comunicar com outras pessoas, utilizarmos as linguagens verbal e não verbal. Você conhece pessoas que falam e gesticulam enquanto estão falando? Você também faz isso? Pois é… este é um exemplo de emprego das duas linguagens ao mesmo tempo. Quando isso acontece, falamos que há o emprego da linguagem mista.
Para que possamos nos comunicar com clareza e entender as mensagens que recebemos, precisamos compreender alguns fenômenos de comunicação. Um deles está associado à variação linguística.
Variações linguísticas são as variações de uma língua em função da origem social, regional e cultural dos falantes, e da situação comunicativa.Essas variedades são agrupadas em dois grandes grupos: a variedade padrão e a variedade não padrão.
• Variedade padrão, língua padrão ou norma culta é a variedade linguística de maior prestígio social usada numa comunidade.
• Variedade não padrão, língua não padrão ou norma popular abrange todas as variedades linguísticas diferentes da variedade padrão, como as variedades regionais.
Você sabe que nosso país é muito grande e está dividido em cinco grandes regiões. Cada região, por exemplo, tem características geográficas, culturais e históricas diferentes. Essas diferenças refletem na forma em que as pessoas falam, nas palavras que usam no dia a dia, ou seja, na forma como se expressam. Todas essas diferenças e particularidades fazem parte da língua portuguesa e precisam ser respeitadas.
Agora é com você!
Para você estruturar esses conceitos apreendidos, realize uma atividade em seu caderno: Depois de inserir o cabeçalho, divida a folha do seu caderno em três colunas. Na primeira, escreva linguagem verbal; na segunda escreva linguagem não verbal e; na terceira escreva linguagem mista.
Agora que você já fez essa divisão, faça um movimento de pesquisa na internet e/ou em livros, revistas e jornais textos diversos. Depois de selecionar alguns textos, anote quais utilizam apenas linguagem verbal, linguagem não verbal ou linguagem mista na referida coluna que você fez em seu caderno. Lembre-se dos critérios que classificam cada texto. Se preciso, releia os conceitos de cada um.
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicos. | https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/variacoes-linguisticas.htm https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ portugues/variacoes-linguisticas-o-modo-de-falar-do-brasileiro.htm |
Habilidade | (EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. |