You are currently viewing Língua Portuguesa – Vamos pontuar?

Língua Portuguesa – Vamos pontuar?

Olá, educando (a)!
Esta videoaula de Língua Portuguesa foi veiculada na TV no dia 29/04/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

Pixabay

Olá crianças! Tudo bem com vocês? 
Que bom estar aqui!
Hoje, iremos estudar e compreender sobre a pontuação de frases. Existem regras para utilizar a pontuação nas frases e os pontos também são importantes para dar sentido ao que escrevemos. 
Então, vamos praticar?
Pegue o seu material, tenha bastante atenção e não fique de fora!

PARA COMEÇAR, ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO:

ATIVIDADE 1

Você viu que os sinais de pontuação são muito importantes. E que as frases que falamos tem entonações diferentes de acordo com a pontuação que utilizamos. Essa entonação (a forma que falamos para dar sentido à frase) vai depender da pontuação correta. 

Agora que já conhece os sinais. Crie uma frase que tenha os pontos abaixo. Depois leia em voz alta e perceba a entonação de cada frase. 

.
Ponto final
?
Ponto de interrogação

!
Ponto de exclamação
_
Travessão

:
Dois pontos
,
Vírgula

ATIVIDADE 2

Você já brincou de jogo da memória? Esse jogo da memória abaixo é diferente. Imprima, recorte e cole em um papel mais grosso para que não veja o verso (ou produza-os em casa). Escolha alguém da sua família para jogar com você. Cada participante deve, na sua vez, virar duas peças e deixar que todos vejam. Caso as figuras da pontuação e o significado sejam iguais, o participante deve recolher esse par e jogar novamente. Se forem pontuação e significado diferentes, estas devem ser viradas novamente, a vez do jogo passa a ser do participante seguinte. Ganha quem tiver mais peças ao final do jogo, ou seja, quem acertar mais pares. Bom jogo!

JOGO DA MEMÓRIA DA PONTUAÇÃO

ATIVIDADE 3

Você conhece a Lei Maria da Penha? Se não conhece ainda, assista ao vídeo abaixo para ficar por dentro dessa lei e dessa mulher tão importante para o Brasil.

Maria da Penha para crianças:

Agora que você sabe quem foi Maria da Penha e como ela foi importante para termos uma lei de proteção às mulheres, leia e copie a frase abaixo em seu caderno.
A frase a seguir foi pontuada de forma errada.

Pontue a frase corretamente, de modo a dar o verdadeiro sentido para a frase.

BATER EM MULHER NÃO É CRIME.

ATIVIDADE 4

Pense e elabore frases possíveis de serem lidas e interpretadas de diferentes maneiras – apenas com a alteração da pontuação (Utilize a pontuação que você aprendeu nessa videoaula):


Ciclo da infância e adolescência:
Habilidade estruturante 
(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.