You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – USO DO DICIONÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA – USO DO DICIONÁRIO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


OLÁ, CRIANÇAS! HOJE VAMOS FALAR SOBRE UMA FERRAMENTA MÁGICA QUE NOS AJUDA A ENTENDER E DESCOBRIR O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS: O DICIONÁRIO!

É UM LIVRO MUITO ESPECIAL, CHEIO DE LETRAS, PALAVRAS E SEGREDOS INCRÍVEIS!

O DICIONÁRIO É COMO UM TESOURO DE CONHECIMENTO, PORQUE NOS MOSTRA O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS QUE ENCONTRAMOS EM LIVROS, CONVERSAS E ATÉ MESMO EM BRINCADEIRAS.

QUANDO ENCONTRAMOS UMA PALAVRA NOVA, PODEMOS PEGAR NOSSO DICIONÁRIO E INVESTIGAR O QUE ELA SIGNIFICA.


VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

VAMOS COLOCAR AS PALAVRAS ABAIXO EM ORDEM ALFABÉTICA?

FONTE: https://www.canva.com/design/DAFlndfWXBA/pi-XW1oUvvAcxnzpUpK0cQ/edit#

ZEBRA – CACHORRO – PEIXE – ABELHA – PATO – BARATA – LOBO – FOCA – JACARÉ

1 – ________________________________________

2 – ________________________________________

3 – ________________________________________

4 – ________________________________________

5 – ________________________________________

6 – ________________________________________

7 – ________________________________________

8 – ________________________________________

9 – ________________________________________

QUESTÃO 2

AGORA, OBSERVE ESSES ANIMAIS E ESCREVA SEUS NOMES EM ORDEM ALFABÉTICA?

1 – ________________________________________

2 – ________________________________________

3 – ________________________________________

4 – ________________________________________

5 – ________________________________________

6 – ________________________________________

7 – ________________________________________

8 – ________________________________________


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/


COMPONENTE CURRICULAR:LÍNGUA PORTUGUESA
HABILIDADES:(EF35LP12) RECORRER AO DICIONÁRIO PARA ESCLARECER DÚVIDA SOBRE A ESCRITA DE PALAVRAS , ESPECIALMENTE NO CASO DE PALAVRAS COM RELAÇÕES IRREGULARES FONEMA-GRAFEMA. (EF35LP12-A) PESQUISAR PALAVRAS DESCONHECIDAS EM DICIONÁRIO (ON-LINE E IMPRESSO), BUSCANDO O SIGNIFICADO.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA